NOTÍCIA ANTERIOR
7 de Setembro tem ato cívico e exposição gratuita de carros antigos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Secretaria de Saúde presta contas à Câmara em Audiência Pública
DATA DA PUBLICAÇÃO 04/09/2011 | Cidade
Ritmos latinos agitam o primeiro dia da III Festa dos Povos
Quem participou da abertura da 3ª Festa dos Povos não conseguiu ficar parado. Na noite de sexta-feira (2/9), às 19h, a Banda Lyra de Mauá, conhecida nacionalmente por ter conquistado diversos prêmios, iniciou o festejo. Mais tarde, poucos depois das 21h, a Banda Azúkar trouxe muita música latina para o palco. Salsa, merengue, zouk e reggaeton foram alguns dos ritmos apresentados à plateia.

A diversidade cultural, com representação da cultura africana, alemã, japonesa, italiana, cigana, nordestina e outras, também chamou a atenção do público, sendo até tema de trabalho acadêmico de um grupo de universitárias da Faculdade de Mauá. “O objetivo é mostrar as características de cada cultura, mas, sobretudo, que nenhuma é superior a outra”, disse Kelly Cristina da Silva, 18 anos, estudante de Pedagogia.

Riqueza gastronômica – A festividade consegue agradar a todos os paladares. Os amantes da culinária nordestina podem experimentar o “escondidinho de carne seca”, por exemplo. Já para quem prefere massas, há várias opções na barraca italiana.

Os adeptos do chimarrão, bebida preparada com erva-mate e água quente, vão adorar a tenda que representa o Rio Grande do Sul. Os pratos tipicamente germânicos também são atrações da festa, como as salsichas temperadas, acompanhadas pelos mais variados molhos. O artesanato dos povos indígenas, africanos e ciganos podem ser opções para presentear ou levar para casa.

Presença ilustre – Na barraca representativa da colônia japonesa, um artista atraia os olhares dos visitantes. Kojima pintava na hora – em japonês – o nome do freguês em um papel. O artesão chegou ao município em 1959, vindo direto de Tajimi, província de Gifu, no Japão. Em Mauá, Kojima instalou uma das primeiras fábricas de porcelana. Entre as décadas de 50 e 70, a cidade ficou conhecida como a capital nacional da porcelana.

Por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7680 dias no ar.