NOTÍCIA ANTERIOR
Feira de Profissões espera mais de 5 mil em Santo André
PRÓXIMA NOTÍCIA
Falta vacina dupla para adulto no Grande ABC
DATA DA PUBLICAÇÃO 23/08/2008 | Setecidades
Riscos da internet inspiram redações
As precauções que se deve ter ao conhecer amigos pela internet foi a principal idéia levantada pelos alunos da Saber Escola de Ensino Fundamental, em Santo André, e do Centro Educacional 79 do Sesi, em Mauá, sexta-feira, quando participaram do Desafio de Redação.

Para Bárbara Dias de Oliveira, 13 anos, aluna do ciclo 4 inicial no Sesi (correspondente à 7ª série) o tema é importante para quem fica muito na rede. "Como sou tímida, acho mais fácil fazer amigos pela internet. Mas quando entro o Orkut, sempre fico atenta aos perfis falsos."

A realidade dura de amizades ruins foi o enfoque dado por Paloma Rodrigues Silva, 12, em seu texto. "Preferi expressar minhas idéias para chamar a atenção para o fato que nem sempre em nossas vidas os amigos são verdadeiros - algumas vezes eles fingem."

Gabriela Viera Lopes, 11, deu o tom poético para sua produção, entitulada Amigo Virtual. "Escrevi que um amigo de verdade nunca se perde. Sempre se reencontra."

Para contextualizar o perigo de viagens pelo mundo virtual, Felipe Lopes Pereira, 13, optou fazer uma ficção, em que um menino tediado encontrou num chat uma amiga e, ao marcar um encontro com ela, percebeu que caiu numa cilada. "A amizade pessoal é muita mais segura. Achei o tema muito bom e atual."

"Falamos para os nossos alunos que o desafio proposto pelo Diário é mais um incentivo para que eles se expressem ao criar redações", disse a coordenadora pedagógica do Centro Educacional 79 do Sesi, Maria Estella Carvalho. "O tema amizade veio num momento ideal, pois antes saíamos as ruas em busca de amigos e hoje, os encontramos dentro de nossas casas, por intermédio do computador."

Rafael Camargo da Silva, 13, teve a oportunidade de expressar sua forte opinião. "Sou contra a amizade pela internet. Os amigos de verdade são aqueles que estão perto de nós e não do outro lado de uma tela de computador."

A diretora e coordenadora da Saber Escola de Ensino Fundamental, Sirlei Aparecida de Freitas, se surpreendeu ao ouvir os depoimentos do alunos sobre a importância dos relacionamentos pela internet. "Fico feliz que eles tenham consciência de que pode ser perigoso ter certos tipos de amizade pela internet."

Essa preocupação é nítida para a estudante da 7ª série Isabella Zanatta, 12. "Escrevi que apesar de ser bom criar novos amigos é sempre importante ter o máximo de informações sobre quem estamos conhecendo. Para passar a mensagem no texto, me baseei em histórias de pessoas que tiveram finais tristes por causa desses relacionamentos. Muitas até morreram."

Gilvan Carvalho Vila Nova, 12, lembrou dos casos de pedofilia que começaram pela internet. "Lembrei dos vários casos que já vi na mídia para escrever e alertar as pessoas. Não adiciono ninguém no meu Orkut se não o conheco."

Evento - O concurso é promovido pelo Diário, em parceria com a USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul). A ação premiará os vencedor de seis categorias, que tiverem as melhores redações sobre o tema Amizade.com no Ensino Fundamental e Amizade na Rua, do Ensino Médio.

A aplicação das redações ocorre até o dia 17 de setembro. Os vencedores serão conhecidos no dia 8 de outubro durante evento na USCS.

Participantes se animam com prêmios
Os alunos do Ensino Fundamental da EE Manoel Grandini Casquel, no Jardim do Estádio, em Santo André, participaram sexta-feira do Desafio de Redação estimulados pelos prêmios. A maioria sonha em ganhar um computador para não ter mais de recorrer às lan houses para acessar a internet.

"Seria ótimo poder fazer os trabalhos, pesquisar e procurar emprego pelo computador da minha própria casa", diz Mariana de Oliveira, 13 anos, aluna da 7ª série. Ela escreveu uma redação sobre os crimes de pedofilia praticados pela internet. A amiga Paula Fiorelli, 13, concorda que o prêmio mais atrativo seja o computador. "Adoro escrever e queria muito ganhar algo." Na sua redação, Paula contou a história de um amor virtual.

Entre os meninos da escola, a preferência se mantém. Henrique Savoia Martins de Souza, 11, da 5ª série, conta que caprichou no texto para conseguir ser um dos premiados. "Tem vários colegas que só converso pela web, mas preciso ir nas lan houses."

Já Tiago Augusto da Silva, 11, que já tem computador, participou do concurso de olho na bicicleta. "A que eu tenho é muito antiga, não dá mais para brincar."

Por Kelly Zucatelli - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.