NOTÍCIA ANTERIOR
Cinco das sete cidades estão em ranking das 100 mais inteligentes
PRÓXIMA NOTÍCIA
Abandono faz público sumir da Praça das Crianças
DATA DA PUBLICAÇÃO 23/06/2017 | Setecidades
Rio Grande tem problemas com placas de trânsito há cinco anos
 Rio Grande tem problemas com placas de trânsito há cinco anos Foto: André Henriques/DGABC
Foto: André Henriques/DGABC
As placas de trânsito sinalizam aquilo que os pedestres e motoristas devem seguir quando saem às ruas. É por meio destas orientações que o tráfego é direcionado e as normas de trânsito vigentes são seguidas. No entanto, a realidade em Rio Grande da Serra é diferente. Segundo moradores, os equipamentos de aviso estão sem manutenção há pelo menos cinco anos.

Placas enferrujadas, amassadas e com diversos buracos são encontradas quando o motorista chega à cidade pela Avenida Jean Lieutaud, onde estão localizados diversos comércios, escola estadual, entre outros estabelecimentos. As ruas do entorno também convivem com a ausência de sinalização, que atrapalha os 16.840 condutores habilitados, segundo dados de 2016 do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo).

O problema, na opinião do vendedor Marcos Corrêa, 52 anos, vai além da situação estrutural das placas. “Essa cidade, na realidade, não tem lei de trânsito. As pessoas de repente não obedecem a pouca sinalização existente nesta avenida. Outro problema também é a ausência de radares, a população tem grande dificuldade em estacionar”, relata.

A Avenida Jean Lieutaud, cujo fluxo conta com veículos pesado devido à existência de transportadora no município, já sediou acidentes por conta da desobediência à sinalização. “Existem carros que estacionam na contramão, fora os ônibus, além de crianças e adultos que descem a avenida de bicicleta. Ocorrem muitos acidentes aqui”, afirma.

A comerciante Elaine Perez, 36, que mora no município desde 1996, disse já ter presenciado diversos automóveis parados nas calçadas, fator que motiva pedestres a andar pela rua. “Placa até tem bastante, só que não tem lei de trânsito na cidade. Existe o Código (Nacional de Trânsito) mas não está sendo aplicado”, critica. “Já vi até os moradores quebrando a sinalização. Então, é uma coisa de falha de um ou de outro. Faltam fiscalização e vontade de fazer”, completa.

Na opinião de Luiz Vicente Figueira de Mello Filho, especialista em Mobilidade Urbana e coordenador do curso de Engenharia da Mackenzie, a sinalização é fator fundamental para o alinhamento entre os motoristas e o cumprimento da lei. “Quando tem deteriorização, você dá margem ao não cumprimento, passar a velocidade ou parar em local inadequado. Pode acarretar em aumento de acidentes, como também podemos estar pensando na questão de possíveis multas por falta de sinalização”, diz.

A Prefeitura de Rio Grande da Serra não havia se pronunciado a respeito do assunto até o fechamento desta edição.

Por Matheus Angioleto - Especial para o Diário
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.