NOTÍCIA ANTERIOR
Passarela no km 20 da Anchieta está sem iluminação há 5 meses
PRÓXIMA NOTÍCIA
Santo André sofre onda de assaltos ao amanhecer
DATA DA PUBLICAÇÃO 02/03/2015 | Setecidades
Rio Grande sobe a 85,4% e iguala nível de agosto; Cantareira também tem alta
 Rio Grande sobe a 85,4% e iguala nível de agosto; Cantareira também tem alta Foto: Nario Barbosa/DGABC
Foto: Nario Barbosa/DGABC
O Sistema Rio Grande, braço da Represa Billings que abastece a maior parte da população do Grande ABC, registrou alta de 2,6 pontos percentuais no sábado. Com isso, o manancial passou a contar com 85,4% do volume armazenado, igualando o mesmo índice registrado no dia 2 de agosto do ano passado, segundo dados divulgados pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

No primeiro dia de março, a pluviometria registrada no Sistema Rio Grande foi de 75,4 milímetros, 40,5% do esperado para o mês inteiro. A quantidade já é superior ao dobro da mínima histórica do manancial, de 34,8 milímetros. Na manhã de sábado, o volume operacional disponível chegou a 95,8 milhões de metros cúbicos de água, disponível para o abastecimento de São Bernardo, Diadema e parte de Santo André. Há um ano, o nível armazenado era de 95,4%.

Quem passa pela Represa Billings já consegue visualizar o aumento no volume de água. Segundo comerciantes de restaurantes flutuantes no bairro Riacho Grande, em São Bernardo, o nível subiu cerca de 1,5 metro, o que demandou o reposicionamento das embarcações.

Todos os outros sistemas que servem a Grande São Paulo também tiveram alta no sábado. O Cantareira subiu 0,2%, chegando a 11,6%. O Guarapiranga registrou aumento de 1,5% e atingiu 61,8%. O Rio Claro apresentou variação de 2,3% e alcançou 38,2%, enquanto o Alto Tietê oscilou 0,3% e bateu 18,6%. Se somados todos os reservatórios, o crescimento foi de 0,5%. Com a melhora na situação hídrica do Estado, o governo paulista já estuda cancelar a implantação de rodízio no abastecimento.

TRANSTORNOS

A chuva que atingiu o Grande ABC no sábado provocou estragos. Em São Bernardo, alagamentos deixaram carros submersos e trouxeram prejuízos aos comerciantes. Até a tarde de ontem, a cidade estava em estado de atenção por ter registrado precipitação superior a 100 milímetros de água no acumulado de três dias. Segundo a Defesa Civil estadual, houve deslizamentos de terra nos bairros Montanhão e Jardim Represa, mas ninguém ficou ferido.

São Caetano também foi afetada pela tempestade, com alagamentos nos bairros Nova Gerty, Mauá, Jardim São Caetano, Cerâmica, Santo Antônio e Centro. Não houve registro de vítimas.

Por Fábio Munhoz - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.