NOTÍCIA ANTERIOR
Gangue da marcha à ré é presa em São Caetano após assalto
PRÓXIMA NOTÍCIA
Tremor de terra assusta Ribeirão Pires e Rio Grande
DATA DA PUBLICAÇÃO 18/06/2009 | Setecidades
Ribeirão terá Banco do Povo e Sala do Empreendedor
Anúncio foi feito nesta terça-feira (17/06) durante inauguração do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador).

A população de Ribeirão Pires contará, em um mês, com um Banco do Povo e uma Sala do Empreendedor. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (17/06) durante a inauguração do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ribeirão Pires, em parceria com o governo do Estado. O Banco do Povo vai oferecer crédito para micro e pequenos empresários e a Sala do Empreendedor será um serviço de atedimento e orientação aos empresários.

O PAT oferece cadastro de vagas, homologação de contrato, entrada no Seguro Desemprego e emissão de Carteira de Trabalho, dentre outros serviços. A média de atendimento será de 800 pessoas mês. De acordo com o prefeito Clóvis Volpi, a cidade já oferecia um pequeno serviço de inclusão no mercado de trabalho, que fazia parte da Secretaria de Promoção Social. Com a inauguração do PAT, todos os serviços foram centralizados.

“O governo do Estado tem tido uma inserção grande em Ribeirão Pires no que diz respeito à inclusão dos munícipes no mercado de trabalho. Não existem na cidade muitas empresas para suprir a mão de obra existente. Para se ter uma ideia, o cidadão quase não buscava o poder público para tentar emprego e recentemente o número aumentou”, contou o líder do Executivo, mencionando ainda que a Sala do Empreendedor também oferecerá orientação necessária para o empresário em relação ao mercado.

O secretario de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ribeirão Pires, Marcelo Menato, vê a parceria como um ganho enorme para a cidade. De acordo com ele, nos últimos cinco anos a situação do emprego estava boa. Entretanto, após a crise financeira mundial, a preocupação se tornou maior diante de um município que não possui tantas empresas e oportunidades de serviço.

O secretário disse que a expectativa é que no segundo semestre a situação do emprego na cidade esteja melhor. Porém, fez questão de lembrar que é preciso ainda incentivar o empreendedorismo. “Ribeirão Pires possui 200 indústrias e 3 mil empresas. Mesmo assim, muitos postos de trabalho foram fechados. Essa iniciativa por parte da Prefeitura e do governo do Estado vem complementar o número de ações para criação de mais vagas de emprego”, completou Menato.

Quem estará responsável pelo PAT de Ribeirão Pires será Marcelo Dantas Fonseca. Ele esclareceu que para se cadastrar no programa de captação de vagas o munícipe tem a opção de acessar o site: www.empregasaopaulo.sp.gov.br. O cadastro é gratuito. “O PAT vai oferecer em torno de dez programas, como o Jovem Cidadão, que inclui portadores de deficiência no mercado de trabalho.”

O PAT de Ribeirão Pires vai funcionar na rua Felipe Sabbag, 200, 4º andar, Centro, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.

Mutirão do Emprego - Outra autoridade presente no evento foi o coordenador de operações da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, Marcelo Melo. Ele informou que em julho será realizado um mutirão do emprego, disponibilizando, no mínimo, 30 mil vagas de trabalho para toda São Paulo e Região Metropolitana. "Vamos trabalhar forte para diminuir os impactos da crise financeira mundial e colocar mais gente no mercado de trabalho", comunicou Melo.

Por Cinthia Isabel - ABCD Maior / Foto: Antonio Ledes
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7708 dias no ar.