NOTÍCIA ANTERIOR
Tom Hanks e Will Smith estão entre os famosos mais confiáveis, diz revista
PRÓXIMA NOTÍCIA
The Cranberries volta ao Brasil após hiato de seis anos
DATA DA PUBLICAÇÃO 27/01/2010 | Cultura
Ribeirão Pires terá festival de cinema em março
Distante da produção audiovisual, Ribeirão Pires receberá o primeiro evento do gênero. O Festival de Cinema de Ribeirão Pires vem com o tema “Um Novo Olhar” e chega na cidade em março, de 20 a 27. Com atividades gratuitas, o evento montará duas salas de cinema e proporcionará exibições de longas nacionais, oficinas e uma mostra competitiva de curtas-metragem que conta com 160 inscritos de todo o País.

O Festival foi idealizado pelo morador da cidade, o artista audiovisual Emerson Muzeli, que escreveu um projeto e o inscreveu no Proac (Programa de Ação Cultural) da Secretaria de Estado da Cultura. “O que me motivou foi o fato de a cidade não ter sala de cinema. Queria trazer a obra cinematográfica para as pessoas poderem assistir aqui, sem precisar ir para Mauá ou Santo André”, explicou Muzeli. “Meu foco com esse evento é a cidade.”

O tema “Um Novo Olhar”, se refere a primeira experiência que os moradores da cidade poderão ter. Muitos nunca tiveram a oportunidade de conhecer um cinema. “Está relacionado sobretudo a questão cinematográfica em si. E serviu também para que a gente escolhesse 160 dos 330 filmes inscritos”, contou o diretor do Festival. “Fizemos a seleção das histórias que vinham de encontro com o novo olhar que propusemos.” De acordo com Muzeli, 42 filmes inscritos eram da Região. “Até me surpreendeu, pensei que não teríamos essa capacidade toda de produção por aqui”, comemorou.

Ainda para os moradores da Região, o Festival vai oferecer três oficinas gratuitas, que já estão com as inscrições abertas no site www.festivaldecurtas.com.br. As opções são o workshop de criação de música para cinema ministrado pelo criador e compositor da TV Globo Victor Pozas, a oficina de fotografia desenvolvida por Alziro Barbosa e a oficina de criação de curta & celular, uma proposta para produções de baixo custo, ministrada por Alex Molleta.

As salas serão montadas no espaço cultural Ayrton Senna, uma que comportará 200 lugares que chamará Marília Pêra, e outra de 400 lugares fará uma homenagem ao ator Carlos Vereza, que virá inaugurar o Festival. Outros globais também estão confirmados como os atores ator Wolf Maya, Dalton Vigh, Eriberto Leão e Rodrigo Lombardi e as atrizes Tânia Kalil e Mariana Ximenes.

O local abrigará cinco mostras por dia e, na parte da tarde, alunos de escolas públicas poderão assistir a longas infanto-juvenis no projeto “Escola vai ao Cinema”. “Vamos aproveitar 100% do espaço e a verba que conseguimos”, concluiu o idealizador.

Por Liora Mindrisz - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Cultura
25/09/2018 | Encontro com o passado
21/09/2018 | ''Sou muito feminino, isso é uma grande qualidade'', diz Chay Suede a Pedro Bial
20/09/2018 | Avril Lavigne lança Head Above Water, música sobre a doença a qual sofre
As mais lidas de Cultura
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.