NOTÍCIA ANTERIOR
Prefeitura quer despejar inadimplentes em Paranapiacaba
PRÓXIMA NOTÍCIA
Maus-tratos contra crianças e adolescentes crescem no ABC
DATA DA PUBLICAÇÃO 27/11/2008 | Setecidades
Ribeirão Pires quer restringir circulação de caminhões
Um projeto de lei poderá banir os caminhões de entrega no Centro de Ribeirão Pires a partir do ano que vem durante o horário comercial.

Se a restrição entrar em vigor, os motoristas só poderão realizar o serviço de carga e descarga de mercadorias das 20h às 9h. Das 9h às 20h, as entregas serão proibidas. Os horários ainda poderão ser alterados, já que a Prefeitura, autora do projeto, ainda não definiu todos os itens da legislação.

A Prefeitura não informou nenhum detalhe a respeito da nova proposta. Depois de finalizada, a proposição irá para a Câmara Municipal, conforme a administração.

O porte e o peso dos caminhões a serem proibidos são outros itens que ainda não foram definidos.

A vereadora Elza Silva Carlos, a Professora Elzinha (PT) acredita que uma lei que regule o movimento de veículos de carga e descarga ajudará a desafogar o tráfego na região central. "Em alguns pontos eles (caminhões) ficam parados e complicam o trânsito", aponta Elza. "A frota de carros na cidade começa a crescer e agora vivemos esse problema (do tráfego complicado)."

A reduzida dimensão das ruas do Centro é outro motivo que deve ser levado em consideração para que a lei passe a valer, acredita a parlamentar que cita ainda reclamações recorrentes da população sobre o movimento de caminhões na área.

Mesmo sob toda indefinição, a idéia começou a fazer efeito entre entregadores, comerciantes e motoristas. "Isso atrapalha a gente e ajuda os fabricantes de caminhões, porque toda hora vêm essas mudanças e temos de comprar um novo tipo de veículo para se adequar", reclama o entregador de materiais de escritório Roberto Antonelli.

"De madrugada o risco da carga ser roubada é maior", acredita o entregador de frutas e verduras José Mendes.

Parte dos comerciantes se viu aliviada pela restrição não valer ainda neste ano. "Agora, perto do Natal, uma medida dessa atrapalharia tudo", aponta a comerciante Sônia Borges.

Se aprovada, a lei entrará em vigor em 2009, quando as mudanças no sistema viário exigidas pelas obras da nova rodoviária estiverem prontas.

"Pelo menos no fim da tarde vai ser mais fácil atravessar o Centro", diz o técnico em informática André Abreu.

Por Isis Mastromano Correia - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.