NOTÍCIA ANTERIOR
Imagine Dragons se apresenta em São Paulo neste sábado
PRÓXIMA NOTÍCIA
Vingadores não decepcionam
DATA DA PUBLICAÇÃO 22/04/2015 | Cultura
Ribeirão Pires inicia preparativos para 79ª Festa do Pilar
 Ribeirão Pires inicia preparativos para 79ª Festa do Pilar Foto: André Henriques/DGABC
Foto: André Henriques/DGABC
A Prefeitura de Ribeirão Pires iniciou os preparativos para a realização da 79ª Festa de Nossa Senhora do Pilar, nos dias 1º, 2 e 3 de maio. Entre as principais atrações musicais estão Leonardo, Roberta Miranda e a dupla Thaeme e Thiago, além de apresentações regionais.

Para abrir o evento, em 1º de maio, feriado do Dia do Trabalho, será celebrada missa às 10h. Às 14h, será realizada cavalgada e, às 15h, procissão. Às 15h30 o padre Juarez de Castro celebra missa campal e, às 17h, haverá apresentação dos Violeiros e Berranteiros de Mauá. A partir das 21h, Leonardo sobe ao palco para empolgar o público com seus sucessos. Roberta Miranda é atração do segundo dia, no mesmo horário, e Thaeme e Thiago se apresentam no terceiro. Barracas de comes e bebes estarão disponíveis.

Para receber o público, o mato no entorno da capela foi podado, além de outros pequenos reparos. A estrutura da igreja, porém, segue com problemas, principalmente no madeiramento. Tábuas do piso estão podres e as paredes do altar, que têm pinturas religiosas, estão com infiltrações. A imagem da santa, que veio da Espanha, também corre risco, pois o teto logo acima dela está com madeiras podres.

De acordo com o memorialista e integrante do Instituto do Patrimônio do ABC Arnaldo Boaventura, o último grande restauro no espaço ocorreu em 1985. “Há alguns anos foi feita outra reforma, mas consideramos que foi malfeita, não satisfez as necessidades. A madeira tem processo de desgaste natural, não adianta só tratar o piso, é preciso trocar as tábuas”, explica.

HISTÓRIA

Fundada em 25 de março de 1714, a Capela do Pilar foi tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico) em 1975 e, no ano passado, completou 300 anos. É a igreja mais antiga do Grande ABC que permanece de pé com as mesmas fundações, mesmo tendo sido atingida por raios duas vezes.

A igreja foi inaugurada como pagamento de uma promessa feita pelo seu construtor, Antonio Corrêa de Lemos. A data foi descoberta por Wanderley dos Santos e revelada em estudo concluído em 1973.

O povoado em torno da capela ganharia denominação de Pilar Velho no século 19, quando da construção da estação férrea do atual município de Mauá, em território do Pilar. Para diferenciar, o povoado ao redor da capela, mais antigo, ganhou o apelido de Velho. Depois, a estação Pilar mudaria de nome e a região iria ganhando os contornos contemporâneos hoje conhecidos.

Por Camila Galvez - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Cultura
25/09/2018 | Encontro com o passado
21/09/2018 | ''Sou muito feminino, isso é uma grande qualidade'', diz Chay Suede a Pedro Bial
20/09/2018 | Avril Lavigne lança Head Above Water, música sobre a doença a qual sofre
As mais lidas de Cultura
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.