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DATA DA PUBLICAÇÃO 08/03/2013 | Setecidades
Ribeirão Pires ganha acesso do trecho Leste
Ribeirão Pires ganha acesso do trecho Leste Perfurações do túnel Santa Luzia, em Ribeirão Pires, foram concluídas nesta quinta. Foto: Adonis Guerra
Perfurações do túnel Santa Luzia, em Ribeirão Pires, foram concluídas nesta quinta. Foto: Adonis Guerra
Trevo será entre a estrada dos Fernandes, em Suzano, e rodovia Índio Tibiriçá, em Ribeirão

Após muito insistir, Ribeirão Pires conseguiu convencer o Estado a fazer uma alça de acesso ao Trecho Leste do Rodoanel. Até então, o projeto original não previa o acesso, apesar de a maior parte do viário (14,5 dos 43,5 km) passar pelo município. O anúncio foi realizado nesta quinta-feira (07/03) pelo governador Geraldo Alckmin, durante a abertura da última boca do túnel Santa Luzia, em Ribeirão.

“Sabemos que o acesso não está no projeto original, mas determinamos à Artesp para fazer imediatamente os estudos técnicos e executivos, assim como o orçamento para vermos como se viabiliza”, comentou Alckmin. Apesar da localização final do trevo ainda não estar definida, a ideia da Contern, empresa do consórcio SPMar, responsável pela construção do anel viário, é fazer o acesso entre a estrada dos Fernandes, em Suzano, e a rodovia Índio Tibiriçá, em Ribeirão, na divisa dos dois municípios.

“Estamos discutindo três alternativas, mas a ideia é ligar Ribeirão Pires a Suzano por trás e Mauá pela estrada Santa Clara”, destacou diretor técnico da Contern, José Carlos Brito Pereira. Apesar das obras do trevo ainda depender dos estudos da Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo), a Contern estima que a obra será realizada entre final de abril deste ano e março de 2014 e custará entre R$ 150 milhões e R$ 200 milhões. “Vamos bancar o acesso, mas depois isso será equilibrado (com o Estado), ainda não sei de que forma”, afirmou.

O governador ainda explicou que a mudança dos planos do Estado se deve às justificativas do ABCD para ter o acesso. “O conceito do Rodoanel é uma rodovia fechada, mas aqui há uma importância regional, pois o acesso beneficiará Ribeirão, Rio Grande da Serra, Mauá e Suzano”, destacou. Para o diretor técnico da Contern, o acesso se torna viável porque a área é muito industrializada. “A região é cheia de indústrias, portanto o foco logístico é grande, então, ter acesso a veículos de carga é interessante”, argumentou Pereira.

Os outros acessos do trecho Leste estão em Suzano, na rodovia SP 066, em Itaquaquecetuba, pela rodovia Ayrton Senna e em Guarulhos na divisa com Arujá, pela rodovia Presidente Dutra.

Túnel – Nesta quinta, Alckmin esteve em Ribeirão Pires para abrir a última boca do túnel Santa Luzia. Após um ano de obras, a concessionária SPMar conseguiu finalizar a perfuração dos 2.160 metros do túnel. Agora, as obras entram na fase de finalização, onde serão realizados o acabamento com concreto projetado nas paredes, término das escavações das pistas, o aterro dos túneis falsos, as drenagens, as pavimentações das pistas, a iluminação, a ventilação e a colocação dos sistemas de segurança e comunicação.

“Cerca de 80% dos túneis estão prontos e 81% das desapropriações estão concluídas, portanto, a obra segue ritmo forte. Vamos aproveitar o período da seca, a partir de abril, para ganhar tempo e agilizar ainda mais”, afirmou Alckmin. O túnel, que terá duas pistas de 1.080 metros de comprimento e três faixas de rolagem, tem previsão de conclusão para setembro deste ano.

Com 43,5 km de extensão, o trecho Leste do Rodoanel ligará Mauá a Arujá, passando pelas cidades de Itaquaquecetuba, Poá, Ribeirão Pires e Suzano. Com um investimento de R$ 3,2 bilhões, o viário terá 128 obras como pontes e viadutos. A expectativa é que passem a circular diariamente cerca de 48 mil veículos. A conclusão das obras está prevista para março de 2014.

Por Claudia Mayara - ABCD Maior
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