NOTÍCIA ANTERIOR
Giraffas vai contratar 120 pessoas
PRÓXIMA NOTÍCIA
Prioridade de idosos na restituição do Imposto de Renda é lei
DATA DA PUBLICAÇÃO 05/08/2008 | Economia
Ribeirão Pires: de olho no Turismo para crescer
Única estância turística das sete cidades, Ribeirão Pires ganha destaque na busca pelo crescimento econômico voltado para o Turismo. O município pretende atrair visitantes do Grande ABC e de fora da região.

Uma das iniciativas nesse sentido já se consolidou: neste inverno, a cidade realiza a quarta edição do Festival do Chocolate, com expectativa de receber um público de 500 mil visitantes nos quatro finais de semana do evento.

O secretário de Desenvolvimento da cidade, Marcelo Menato, acredita que este seja o caminho certo para a consolidação da cidade como opção turística paulista. "Nos últimos três anos, foram movimentados quase R$ 9 milhões na economia do município. O Festival do Chocolate ainda cria empregos temporários e projeta a imagem da cidade para todo o Brasil", afirma.

Para ter infra-estrutura turística adequada, no entanto, o município precisa mais que atrair turistas. Tem de conquistar investidores que queriam instalar pousadas, hotéis, restaurantes e outros serviços fundamentais para receber quem vem de fora. "Essa infra-estrutura é muito importante. Sem isso, não há como fomentar o turismo", afirma Shotoku Yamamoto, diretor regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) de Santo André e empresário em Ribeirão Pires.

O secretário de Desenvolvimento sustenta que a gestão pública tem se preparado para atrair o olhar da iniciativa privada, com ações como a reforma das capelas e espaços atrativos para o turismo.

O Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo) aposta no turismo como uma nova opção de empreendimento na região. "Ribeirão Pires tem ganhado nome fora do Estado com o festival. Acho que esse é o caminho, só precisa ser melhor trabalhado e pensado de forma regional", afirma Josephina Cardelli, gerente regional do Sebrae para o Grande ABC.

Na área de projetos regionais, Menato aposta em uma parceria com Santo André. "Está mais do que na hora de um trabalho conjunto do Festival de Paranapiacaba com o Chocolate. Vamos potencializar o evento e trazer mais gente para cá, pensar mais regionalmente", comenta.

Setor de serviços impulsiona crescimento do emprego
O número de trabalhadores contratados com carteira assinada em Ribeirão Pires subiu 41% em quatro anos, segundo levantamento do Observatório Econômico de Santo André. O setor de serviços foi o que obteve melhor resultado, com elevação de 63%.

Atualmente, a área de prestação de serviços é responsável por 44% das contratações na cidade, seguida pela indústria, com 39%.

Na divisão por segmento, entretanto, o comércio varejista é o que mais emprega na cidade, com 3.201 vagas ocupadas formalmente.

Segundo o secretário de Desenvolvimento de Ribeirão Pires, Marcelo Menato, os incentivos fiscais têm ajudado a gerar novos postos de trabalho, principalmente no setor industrial, pois conseguiram atrair empresas para a cidade.

Para o diretor financeiro e administrativo da CBC (Companhia Brasileira de Cartuchos), José Carlos Silva, o município precisa realizar um trabalho constante para manter a geração de oportunidades aos moradores da cidade.

Por Luciele Velluto - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.