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DATA DA PUBLICAÇÃO 17/07/2009 | Setecidades
Ribeirão Pires: Brasileiro Inshores 2009 começa nos dias 25 e 26 no Tahiti e Náutica Club
A competição, que será aberta na Represa Billings, em Ribeirão Pires (SP), terá três categorias: Turismo Stock, Cracker Box e Fórmula Indy.

Alguns dos melhores pilotos da motonáutica nacional estarão reunidos no dia 25 e 26 de julho, no Tahiti Náutica Club, em Ribeirão Pires, na Grande São Paulo, para abertura do Campeonato Brasileiro Inshore 2009. A competição tem quatro etapas previstas, mas pode chegar a cinco. Os 22 pilotos confirmados até serão divididos nas categorias Cracker Box, Fórmula Indy e Turismo Stock.

A programação da etapa de abertura do Campeonato Brasileiro Inshore 2009 começa no dia 25 a partir das 10 horas, com inscrições, vistorias e treinos. No dia 26 as competições serão realizadas a partir das 11 horas. A forma de disputa é em circuito oval, que será montado na Represa Billings, com corrida de velocidade, múltiplas voltas, consistindo de curvas para a esquerda.

Depois a competição, que seguirá o regulamento da Federação Paulista de Esportes Náutico a Motor (FPENM), prosseguirá nos dias 22 e 23 de agosto, em Riacho Grande, na festa de aniversário de São Bernardo do Campo. A terceira etapa está prevista para os dias 19 e 20 de setembro. O local está para ser confirmado, mas deve ser na Represa de Furnas, em Boa Esperança, no Sul de Minas Gerais. Depois está programada a quarta etapa nos dias 24 e 25 de outubro e pode acontecer mais uma nos dias 28 e 29 de novembro. Os locais ainda serão confirmados.

Marcos Silva Prado, organizador da competição e também piloto, explica que a realização do Campeonato Brasileiro Inshore deverá ser dos mais equilibrados. Todos os participantes já vêm se preparando, trabalhando nos equipamentos para fazer bonito na estréia. A realização de etapas em diferentes cidades também ajudará na divulgação da modalidade e possibilitará o surgimento de novos pilotos. “Nessa primeira etapa já teremos a participação de vários competidores novos, que é fundamental para o crescimento da modalidade”, acrescentou.

As categorias

Na categoria Cracker Box o comprimento do casco é liberado e deverá ser monoposto de fundo chato. Os motores são aspirados (sem auxílio de turbina), sendo permitidos de quatro cilindros, seis cilindros em linha (Ford/GM), seis cilindros em V e oito cilindros em V (Crysler 318 e Ford 296/302). Na Fórmula Indy o comprimento e o material do casco são liberados. Deverá ser hidroplano, monoposto, navegação em “três pontos”, sendo que o sponson não deverá ultrapassar a medida de 60% do comprimento total do casco (da proa para popa). O motor deve ser aspirado (sem auxílio de turbina), permitindo seis cilindros (GM em linha) ou V 8 até 5.500 cilindradas (Crysler, GM e Ford). Na categoria Turismo Stock, o casco é monocasco fundo em V, com 18 pés de comprimento. O material é de fibra de vidro. O motor é Mercury 150 hp – Optimax – original.

A pontuação do Campeonato Paulista Inshore 2009 para cada etapa nas categorias Cracker Box, Turismo Stock e Fórmula Indy é a seguinte: 1º - 400 pontos; 2º – 300; 3 – 225º; 4º - 169; 5º –127; 6º – 95; 7º - 71; 8º – 53; 9º – 40; 10º – 30; 11º -22 e 12º –17 pontos. Além disso o piloto recebe pontos na classificação da tomada de tempo. O campeão de cada categoria é aquele que ao final das quatro etapas do campeonato somar o maior número de pontos.

Em cada etapa serão atribuídos pontos aos pilotos conforme a ordem de chegada, até o décimo sexto lugar, desde que complete o mínimo de 2 (duas) voltas realizadas pelo vencedor, de cada bateria, de acordo com o seguinte critério: 1º - 20 pontos; 2º - 17; 3º - 15; 4º - 13;5º - 12; 6º - 11;7º - 10;8º - 9;9º - 8;10º - 7;11º - 6; 12º - 5;13º- 4;14º - 3;15º - 2 e 16º - 1 ponto. Será computado em todas as etapas 01 (um) ponto extra ao piloto que obtiver a pole position na classificação da primeira bateria de cada evento. O campeão será aquele que somar mais pontos ao término das quatro etapas.

A primeira etapa do Campeonato Brasileiro Inshore 2009 é uma realização do Tahiti Náutica Club e CRF Promoções, com supervisão técnica é da Federação Paulista de Esportes Náuticos a Motor – FPENM e apoio da Prefeitura Municipal de Ribeirão Pires.

Mais informações nos sites: www.fpenm.com.br e www.tahiticlub.com.br,

Por Renato Fabretti
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