NOTÍCIA ANTERIOR
Lula deve conceder ajuda discreta a Dilma
PRÓXIMA NOTÍCIA
Alckmin: cabe a Serra dizer se terá papel no governo
DATA DA PUBLICAÇÃO 08/11/2010 | Política
Resultados eleitorais desenham 2012
Após o segundo turno das eleições deste ano, começa a ser desenhado o quadro político para o pleito de 2012. Dos resultados obtidos não só pelos deputados como também pela presidente eleita Dilma Rousseff (PT) e o derrotado José Serra (PSDB) saem os nomes que já lideram as corridas municipais.

É o caso do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), que coordenou a campanha presidencial na Região (onde Dilma foi vitoriosa em quatro cidades: São Bernardo, Diadema, Mauá e Rio Grande da Serra). Marinho ainda conseguiu a reeleição dos dois candidatos que apoiou: Ana do Carmo (PT) para Assembleia Legislativa e Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT), que foi o mais votado na cidade e garantiu vaga na Câmara dos Deputados.

Tudo indica que daqui a dois anos a disputa pelo Paço deva ficar polarizada novamente entre PT e PSDB. Marinho buscará a reeleição e duas lideranças tucanas na Região, Orlando Morando e William Dib, devem disputar espaço no partido. Uma possível terceira liderança, o deputado estadual reeleito e o mais votado em São Bernardo, Alex Manente (PPS), disse que não deixará o mandato para disputar a Prefeitura.

Para o presidente do PT, Wanderley Salatiel, o partido precisará fazer um balanço e iniciar um processo de debate para a disputa municipal. “O resultado das eleições deixa claro o cenário para 2012. Os números mostram que o PT sai fortalecido”, disse Salatiel.

O vereador Wagner Lino (PT) acredita que em 2012 o quadro político continuará polarizado entre PT e PSDB. “Isso está claro. As eleições também mostraram as regiões, como por exemplo, Rudge Ramos e Taboão, onde ainda temos de avançar. Precisamos debater isso”, opinou o parlamentar.

Para o vereador Admir Ferro (PSDB), ainda é muito cedo para ter uma definição sobre as eleições de 2012. “Certamente o PSDB estará na disputa. Temos bons nomes, mas ainda é cedo dizer quem será o candidato. Temos muito que discutir”, concluiu o tucano.

Rio Grande

O eleitorado de Rio Grande da Serra não confiou em seu prefeito, Adler Kiko Teixeira (PSDB), que foi um dos coordenadores regionais da campanha tucana, para escolher o próximo presidente, já que 54,7% dos votos dos munícipes foram para Dilma Rousseff (PT).

Na opinião do vereador Cláudio Manoel Melo (PT), o Claudinho da Geladeira, o trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi determinante para a vitória do PT. “A cidade avançou muito, principalmente devido ao trabalho realizado pelo governo federal”.

Para Clodoaldo Oliveira do Nascimento (PSDB), segundo secretário e líder do governo na Câmara, o resultado foi uma surpresa, mas ajuda a encontrar novos horizontes para o partido. “Na minha visão, a população escolheu pelos nomes e não pelos partidos. Isso explica o número baixo de eleitores que votaram no Serra em Rio Grande. Esperávamos que fosse muito mais. Mas estamos tirando muitas lições disso tudo”, concluiu.

Aidan influencia pouco e Auricchio sai vitorioso

Em Santo André, nada de PTB, partido do prefeito Aidan Ravin. Na cidade, apenas o PT conseguiu eleger deputados do próprio município: Carlos Grana (estadual) e Vanderlei Siraque (federal). No entanto, o resultado das eleições presidenciais no segundo turno, que apontou vitória de José Serra (PSDB) sobre Dilma Rousseff (PT) por apenas dez mil votos na cidade, acendeu a luz verde para os tucanos: querem candidatura própria.

O presidente do PT de Santo André, Luiz Turco, não acredita que o partido precisará de prévias para a escolha do candidato à Prefeitura em 2012. “Estamos com um trabalho de unificação. Não deveremos ter prévias, pois isso já nos sacrificou no passado”, afirma.

Do lado tucano, o vereador Paulinho Serra (PSDB) defende uma candidatura própria. “Essa vitória no segundo turno foi um trabalho puro do PSDB. A população quer projeto.”

A participação de Aidan foi pequena ou nula. O prefeito não quis se posicionar sobre apoio. Além disso, os dois candidatos que apoiou tiveram desempenho fraco. Arnaldo Faria de Sá (federal) somou apenas 5 mil votos e Campos Machado (estadual) teve apenas 3 mil.

São Caetano

Coordenador da campanha do PSDB na Região, o prefeito de São Caetano, José Auricchio Jr. (PTB), foi o grande vitorioso, respaldado pelas urnas. Com índice de 68%, São Caetano foi o município que mais rendeu frutos para José Serra (PSDB).

De carona no resultado, o partido visualiza uma boa bancada na Câmara durante o próximo mandato.

PT tentará bater sucessor de Volpi

O presidente do PT de Ribeirão Pires, Antonio Carlos Pereira de Souza, o Carlão, avaliou como positivo o resultado das eleições. Apesar de o município não ter conseguido eleger nenhum deputado, para o petista, a disputa possibilitou a união entre partidos que fortificará a disputa em 2012. “As parcerias para discussão de nomes para a próxima eleição já podem ser encaradas como uma vitória. Pretendemos lançar o PT como cabeça de chapa”, disse Carlão.

Um dos desafios será derrubar o indicado pelo prefeito Clóvis Volpi (PV). O nome mais cotado é o de Edinaldo de Menezes (PPS), atual vice-prefeito.

Diadema e Mauá: disputas acirradas

Em Diadema, os resultados esboçam um acirramento entre as duas principais forças políticas. De um lado, os petistas estão em clima de celebração, já que na cidade a presidente eleita Dilma Rousseff (PT) conquistou a maior preferência do eleitorado da Região.

É com base nessa indicação, somado aos 56,2 mil votos atribuídos aos quatro candidatos petistas à Assembleia (resultado que não foi suficiente para eleger nenhum postulante), que o PT pretende potencializar o projeto de reeleição do governo Mário Reali.

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Manoel Eduardo Marinho, o Maninho (PT), Reali disputaria a reeleição com pelo menos 35% dos votos dos cerca de 312 mil eleitores diademenses. A meta dos petistas é de que o governo Reali termine o mandato com cerca de 70% a 80% de aprovação, índice atingido pelo ex-prefeito José de Filippi Júnior (PT), eleito deputado federal e tido como um dos principais responsáveis pela consolidação de votos.

Os tucanos, por outro lado, discutem dois projetos de candidaturas. O deputado estadual e candidato derrotado à reeleição, José Augusto da Silva Ramos, tende a enfrentar oposição dentro da legenda. Lauro Michels atesta que será candidato.

Mauá

Em Mauá, alguns dos concorrentes desta eleição podem voltar às urnas em 2012. Os nomes são velhos conhecidos dos munícipes, mas o cargo pleiteado será apenas um, o de líder do Executivo. Entre os possíveis concorrentes estão Chiquinho do Zaíra (PMN), Vanessa Damo (PMDB) e a tentativa de reeleição do atual prefeito Oswaldo Dias (PT).

Chiquinho do Zaíra é um dos únicos que admite estar na disputa em 2012. “Sou persistente, vou trabalhar e tudo tem sua hora, a minha se Deus quiser será em 2012”, declarou.

Chiquinho e Vanessa, no entanto, terão de enfrentar a força do PT mauaense, que no segundo turno da eleição presidencial conseguiu 57% dos votos para Dilma Rousseff, a presidente eleita.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.