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DATA DA PUBLICAÇÃO 23/06/2010 | Saúde e Ciência
Ressonância magnética permite ''leitura da mente''
O mapeamento do cérebro pode ser capaz de prever o que você vai fazer melhor do que você mesmo, e pode oferecer uma ferramenta poderosa para anunciantes ou autoridades de saúde, visando motivar consumidores, disseram pesquisadores da Universidade da California na terça-feira (22).

Eles descobriram uma forma de interpretar em "tempo real" imagens cerebrais para descobrir se as pessoas que viam mensagens sobre o uso de protetor solar realmente usariam o produto na semana seguinte.

Os exames foram mais precisos do que os voluntários, relatou a pesquisadora Emily Falk e sua equipe ao "Journal of Neuroscience".

"Estamos tentando descobrir se há uma sabedoria escondida no cérebro", afirmou Falk.

"Muitas pessoas decidem fazer certas coisas, mas acabam não fazendo", acrescentou, em comunicado, o professor de psicologia que liderou o estudo, Matthew Lieberman.

Mas com a ressonância magnética funcional (fMRI, na sigla em inglês), Falk e seus colegas foram capazes de ir além das boas intenções para prever o comportamento real.

O fMRI usa um campo magnético para medir o fluxo sanguíneo no cérebro. O exame pode mostrar quais regiões do cérebro são mais ativas em comparação às outras, mas requer uma interpretação cuidadosa.

A equipe de Falk recrutou 20 homens e mulheres jovens para a experiência. Enquanto eles leram e ouviram no scanner fMRI a mensagem sobre a utilização segura do filtro solar, os pesquisadores misturaram outras mensagens, assim as pessoas não adivinhariam sobre o que era o experimento.

"No primeiro dia, antes do exame, cada participante indicou seu uso de protetor solar ao longo da semana anterior, as suas intenções de usar o produto na próxima semana, e suas atitudes em relação ao protetor", escreveu a equipe.

Depois que viram as mensagens, os voluntários responderam a mais perguntas sobre suas intenções, e depois ganharam uma sacola que continha, entre outras coisas, protetor solar.

"Uma semana depois, fizemos uma visita surpresa para descobrir se eles haviam usado o filtro", disse Falk.

Cerca de metade dos voluntários previu corretamente se iria usar protetor solar. A equipe de pesquisa analisou os exames de ressonância magnética para ver se eles poderiam encontrar alguma atividade cerebral que poderia melhorar a previsão.

A atividade em uma área do cérebro, na parte específica do córtex pré-frontal medial, ofereceu a melhor informação.

"A partir dessa região do cérebro, podemos prever para cerca de três quartos das pessoas se elas vão aumentar o uso de protetor solar, sem considerar o que disserem que vão fazer", disse Lieberman.

"É a única região do córtex pré-frontal que sabemos que é desproporcionalmente maior no homem em comparação a outros primatas", acrescentou. "Essa região está associada à autoconsciência e parece ser crítica para pensar sobre si mesmo e sobre preferências e valores."

De acordo com Falk, agora a equipe está à procura de outras regiões do cérebro que possam contribuir para a precisão da técnica.

Enquanto os resultados podem ser importantes para os anunciantes que procuram aprimorar uma mensagem motivacional, eles podem ser igualmente importantes para especialistas em saúde pública que tentam convencer as pessoas a fazerem escolhas mais saudáveis, disse Falk.

A equipe está preparando um relatório sobre experimentos para prever se as pessoas iriam parar de fumar depois de ver mensagens de motivação.

Por Folha Online - Agências de Notícias
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