NOTÍCIA ANTERIOR
Escolas de SP excluem alunos de passeio cultural
PRÓXIMA NOTÍCIA
Contratos da prefeitura com 330 creches conveniadas são anulados
DATA DA PUBLICAÇÃO 21/11/2012 | Educação
Residência Médica abre 134 vagas para 2013
Concurso em dezembro é uma das marcas da renovação iniciada em março, quando o cardiologista Adriano Meneghini assumiu a área na FMABC

A Comissão de Residência Médica da Faculdade de Medicina do ABC (COREME) está com inscrições abertas para o concurso de 2013. As inscrições vão até 19 de novembro e podem ser feitas pela internet no www.fmabc.br/residencia ou pessoalmente de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, no campus universitário (Av. Príncipe de Gales, 821 - Santo André). A prova será em 17 de dezembro, às 15h.

Classificado entre os maiores processos seletivos do país no gênero, o concurso recebeu em 2011 quase 1.600 inscritos das mais diversas partes país. Esse ano estarão disponíveis 134 vagas em 38 programas/especialidades. As áreas com maior número de vagas são Clínica Médica (19), Pediatria (11), Cirurgia Geral (11), Ginecologia e Obstetrícia (10), Psiquiatria (8) e Oftalmologia (8).

Com todos os programas reconhecidos pela CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica), a Residência Médica da FMABC objetiva proporcionar aperfeiçoamento progressivo do padrão profissional e científico dos médicos, melhoria da assistência à comunidade, além de servir de introdução aos cursos de pós-graduação (Stricto Sensu) nas áreas profissionalizantes. Hoje a Faculdade de Medicina do ABC totaliza 347 médicos residentes (152-R1, 131-R2, 60-R3 e 4-R4).

Os médicos aprovados no concurso 2013 iniciarão a especialização nos serviços de saúde geridos pela Fundação do ABC – mantenedora da FMABC – ou no próprio campus, nos ambulatórios de especialidades. Fazem parte da rede hospitalar da COREME o Hospital Estadual Mário Covas, Hospital Anchieta e Hospital Municipal Universitário de São Bernardo, Centro Hospitalar Municipal de Santo André, Centro de Saúde-Escola do Parque Capuava, Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Complexo Hospitalar de São Caetano e Pronto Socorro Central de São Bernardo.

Interessados podem obter mais informações nos telefones (11) 4993-5496 e 4993-7282 ou pelo e-mail coreme@fmabc.br.

Renovação: O concurso 2013 é uma das marcas da renovação pela qual passa a Residência Médica da FMABC. Após 12 anos à frente da COREME, Dr. João Antonio Corrêa deixou a entidade em 1º de março deste ano, mesma data da recepção aos residentes de 2012 e abertura dos trabalhos. Assumiu o posto o professor da disciplina de Cardiologia, Dr. Adriano Meneghini. O médico já participava da elaboração de provas em diversas áreas e desde 2001 coordena o Programa de Residência Médica em Cardiologia.

Na lista de esforços deste primeiro ano de gestão, o docente focou justamente o processo seletivo que definirá os residentes para 2013. O concurso esteve na pauta desde as primeiras reuniões do ano, com objetivo de delegar responsabilidades com antecedência, possibilitando maior troca de informações e aprimoramento. Além disso, o novo Presidente da COREME buscou se reunir ao longo do ano com os coordenadores dos programas para aproximar a relação, identificar demandas e buscar soluções. “Precisamos estar sempre presentes para garantir que o residente tenha locais adequados ao aprendizado, assim como ferramentas e profissionais dedicados a essa finalidade”, acrescenta Dr. Adriano Meneghini.

Segundo o novo Presidente da COREME, a Residência Médica da Faculdade de Medicina do ABC cresceu de forma exponencial na última década, ganhando grande visibilidade em todo o país. “Hoje, cerca de 30% de nossos residentes são de outros Estados. A confiabilidade que a Fundação do ABC e a FMABC conquistaram ao longo dos anos projetou o serviço e tem trazido interessados de todo o país para o ABC. Temos programas cujos processos seletivos são tão disputados quanto os da Universidade de São Paulo e Escola Paulista de Medicina, duas grandes referências públicas no Estado”, ressalta.

Um dos grandes diferenciais da RM na Medicina ABC é justamente o caráter privado dos programas da COREME, conforme enfatiza o Diretor da FMABC, Dr. Adilson Casemiro Pires: “Não recebemos verba do Governo Federal para manutenção das bolsas dos residentes. Em todos esses anos, foi o grupo da COREME que buscou pessoalmente parcerias junto às prefeituras e hospitais da região para subsidiar mais bolsas e aumentar as vagas. É graças a esse esforço que hoje a Residência Médica da FMABC é grande, forte e está entre as melhores do país”, destaca.

Por Informações à Imprensa com Eduardo Nascimento - Comunicação Fundação do ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.