NOTÍCIA ANTERIOR
Mauá ganhará novo Shopping Popular
PRÓXIMA NOTÍCIA
População aprova a derrubada do imposto do cheque
DATA DA PUBLICAÇÃO 14/12/2007 | Cidade
Reservatório do Sistema Rio Claro está com 28,7% de água
Apesar das fortes chuvas na Região Metropolitana nos últimos dias, os níveis dos reservatórios continuam baixos. A menor capacidade é do sistema Rio Claro, que abastece Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Quinta-feira, segundo controle da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), o manancial registrava 28,7% de armazenamento de água. Em julho, os índices estavam em 85%.

Apesar dos números, a situação não é preocupante, já que a época está propícia a dias chuvosos. O superintendente de Produção de Água da Sabesp para a região, Hélio Luiz Castro, explica que a represa de Rio Claro é pequena, por isso esvazia rápido. “Ao mesmo tempo, quando chove, enche rápido. Quinta-feira mesmo o nível subiu um metro”, conta.

As chuvas na área urbana ajudam a encher os mananciais, mas de forma lenta. Para que o resultado seja visível, a chuva deve cair no perímetro da bacia, para que a água abasteça as nascentes que desembocam no manancial. “Quando a chuva é forte em Ribeirão Pires e em São Bernardo, por exemplo, a Billings sai favorecida”, explica Castro.

A represa que corta a região é a mais cheia de São Paulo. O braço Rio Grande, local onde a água é captada, registra atualmente 72,4% de capacidade e cumpre facilmente a tarefa de abastecer São Bernardo, Diadema e parte de Santo André, além de cidades do litoral paulista e a Capital.

No sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de São Caetano, entre outras cidades, a realidade é outra. Os números registram 32,2% de capacidade

Por Adriana Ferraz - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
25/09/2018 | CPTR oferece 20 vagas de emprego (25/09)
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6191 dias no ar.