NOTÍCIA ANTERIOR
Mulher acha aliança de casamento em cenoura após 16 anos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Atentados matam 21 em bairros xiitas de Bagdá
DATA DA PUBLICAÇÃO 03/01/2012 | Internacional
Republicanos iniciam escolha do opositor de Obama na eleição de 2012
Partido inicia suas primárias para definir o candidato a presidente.

Mitt Romney lidera as pesquisas de intenção de voto no caucus de Iowa.

O Partido Republicano dos Estados Unidos realiza nesta terça-feira (3) sua primeira decisão primária para escolher o candidato que vai enfrentar o atual presidente Barack Obama nas eleições presidenciais do país, em 6 de novembro. O Caucus de Iowa, uma assembleia realizada com eleitores republicanos, vai escolher um entre sete principais pré-candidatos, abrindo o longo processo de seleção do nome do partido para a eleição.

Mitt Romney, que chegou a disputar com John McCain a candidatura republicana em 2008, aparece em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto no Estado, com 22,8%, segundo a média de pesquisas organizada pelo portal Real Clear Politics. Logo depois dele, com 21,5% vem Ron Paul, seguido por Rick Santorum (16,3%), que subiu nas sondagens nos últimos dias.

Além dos três, Newt Gingrich (que no início de 2012 lidera as pesquisas nacionalmente), Rick Perry, Michele Bachmann e Jon Huntsman disputam as primárias.

Apesar de ser um estado pequeno (com 3 milhões de habitantes) e majoritariamente rural e conservador, Iowa tem a tradição de iniciar a disputa primária das eleições americanas. O caucus dali é visto como um teste inicial e oferece ao vencedor uma maior visibilidade nacional, além de maior arrecadação de dinheiro, o que favorece a campanha em estados que têm mais peso político.

"Reuniões de condomínio"
Entre 120 e 150 mil eleitores republicanos de Iowa deverão se pronunciar durante as 1.774 assembleias ou "caucus". Estas assembleias de eleitores costumam ser comparadas a reuniões de condomínio nas quais todos têm direito a votar.

Este formato é adotado por vários estados durante as primárias. Cada estado tem um modelo próprio de escolher um candidato à presidência, e todos elegem delegados que vão à Convenção do Partido Republicano, em agosto, para oficializar o nome que vai disputar a vaga na Casa Branca.

Durante os "caucus", os próprios candidatos podem falar com os eleitores, ou ser representados por colaboradores, legisladores locais ou simples voluntários.

As primárias e o "caucus" serão realizados até junho, embora o ganhador possa ser conhecido antes, à medida em que os candidatos derrotados forem abandonando a disputa. O partido indica que pode ter pressa em definir seu candidato, uma vez que o democrata Barack Obama já se encontra em campanha eleitoral.

Depois de Iowa, os republicanos disputam a primária de New Hampshire, em 10 de janeiro. Em seguida acontecem votações na Carolina do Sul em 21 de janeiro e na Flórida, em 31 de janeiro. No dia 6 de março, uma dúzia de estados se pronunciarão no mesmo dia, conhecido como "super terça-feira".

Disputa em Iowa
Mitt Romney, que chegou a ser visto como favorito nas primárias de 2008, aparece à frente de boa parte das pesquisas de intenção de voto entre os republicanos. Apesar de ter sido ultrapassado diversas vezes por seus concorrentes (como atualmente, que Newt Gingrich lidera as pesquisas), ele se manteve com mais de 20% das intenções de voto por vários meses e já é visto por alguns analistas como o principal nome do partido nessa disputa.

Há vários dias a campanha se intensificou, com os tradicionais eventos "meet and greet" (conhecer e saudar) no qual os diversos candidatos tentam convencer os indecisos. Hotéis, cafés, restaurantes, bibliotecas e até museus: qualquer lugar público é bom para que os candidatos divulguem suas propostas.

Em 2008 no campo democrata Obama ganhou o "caucus" em Iowa antes de perder as primárias de New Hampshire para Hillary Clinton. Após uma longa batalha, Obama conquistou a nomeação e depois derrotou o republicano John McCain nas eleições presidenciais. McCain não venceu o caucus de Iowa; o vencedor foi Mike Huckabee.

Por G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.