NOTÍCIA ANTERIOR
Alunos da FMABC farão intercâmbio com universidade no México
PRÓXIMA NOTÍCIA
São Bernardo inaugura segundo CEU neste sábado
DATA DA PUBLICAÇÃO 20/06/2012 | Educação
Representante do Governo Federal debate ''Saúde na Escola'' amanhã no ABC
Raquel Turci estará nesta quinta-feira (21/06) na Medicina ABC para debater a atuação de universitários da saúde junto a crianças da rede básica

A atuação prática de universitários da área de saúde junto a crianças da educação básica será o foco de discussões amanhã (21 de junho, quinta-feira) na Faculdade de Medicina do ABC. Das 8h às 17h, a instituição organiza o evento “A escola como um cenário de ensino-aprendizagem para a graduação dos profissionais de saúde: buscando caminhos interprofissionais e interdisciplinares”. O debate terá participação da Coordenadora Nacional do Programa Saúde na Escola (PSE), Raquel Turci Pedroso.

Iniciativa dos ministérios da Saúde e Educação, o PSE visa a oferecer atenção integral em prevenção, promoção e atenção à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino básico público. Criado pelo Governo Federal em 2007, o programa beneficiou quase 8,5 milhões de estudantes somente nos dois primeiros anos de implantação. A partir do “Saúde na Escola”, o governo financia e fornece materiais e equipamentos para as escolas e equipes de saúde. Por meio de ações dirigidas aos alunos, também trabalha na integração entre o setor educação e o Sistema Único de Saúde, fortalecendo e sustentando articulações entre as escolas públicas, unidades básicas de saúde e estratégia de saúde da família.

As ações do PSE dividem-se em quatro áreas principais. A primeira abrange avaliação das condições de saúde, com atendimentos nutricionais, odontológicos, oftalmológicos, auditivos, clínicos e psicossociais, além de enfocar prevenção e tratamento de doenças virais e cardíacas. A segunda diz respeito à promoção da saúde e prevenção, com informação de qualidade e incentivo à adoção de práticas de alimentação saudável e de atividades físicas, conscientização da responsabilidade e consequências do uso da violência, consumo de álcool e outras drogas. Também está na pauta o Programa Saúde e Prevenção nas Escolas, que contempla educação para a saúde sexual e reprodutiva, com enfoque na prevenção da AIDS, hepatites virais e outras doenças sexualmente transmissíveis.

A terceira área de ação do Programa Saúde na Escola observa a educação permanente de profissionais da área através de cursos de saúde voltados para profissionais da educação e treinamento das equipes de saúde. Além disso, jovens são qualificados a multiplicar as informações junto a crianças e demais adolescentes.

O quarto e último segmento abordado no PSE leva em consideração o monitoramento e a avaliação da saúde dos estudantes, com atenção às estatísticas do estado de saúde dos jovens beneficiados pelo encarte Saúde no Censo Escolar, Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, Sistema de Monitoramento do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas e Pesquisa Nacional do Perfil Nutricional e Consumo Alimentar dos Escolares.

Serviço: O debate “A escola como um cenário de ensino-aprendizagem para a graduação dos profissionais de saúde: buscando caminhos interprofissionais e interdisciplinares” ocorrerá amanhã (21 de junho, quinta-feira), das 8h às 17h, no Anfiteatro da Pós-Graduação da Faculdade de Medicina do ABC (Av. Príncipe de Gales, 821, Santo André - SP). As inscrições são gratuitas no local.

Por Informações à Imprensa com Eduardo Nascimento - Comunicação Fundação do ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6196 dias no ar.