NOTÍCIA ANTERIOR
Argentina: Mendoza floresce em plena região desértica
PRÓXIMA NOTÍCIA
Parques do Rio de Janeiro concentram quedas d'água
DATA DA PUBLICAÇÃO 08/05/2008 | Turismo
Represa vira cachoeira no Caminho do Itupava
No Caminho de Itupava, que liga Morretes a Curitiba, no Paraná, com parte do percurso também por Quatro Barras, está uma trilha que era chamada de Caminho Velho.

O trajeto que parte do Itupava em direção ao Rio Ipiranga mostra aos turistas a represa do Véu de Noiva, construída no fim da década de 1950 e que em 1961 abasteceu a Usina de Marumbi, com o desvio de parte das águas do rio.

O Ipiranga, que escorre pela represa, forma uma magnífica cachoeira com 70 metros de queda, que termina em uma piscina natural envolvida pela névoa branca do início da Garganta do Diabo.

O passeio é bastante procurado para a realização de caminhadas e oferece acessos para a Casa do Ipiranga, a Estação Férrea Véu da Noiva, o Parque Estadual de Marumbi e, quem estiver apto a se aventurar, pode chegar até a cidade de Morretes.

Parte da trilha é pavimentada com pedra irregular, em uma faixa estreita e extensa, mantida na sua forma original. Em outros trechos, a pavimentação original foi danificada por meio do processo natural de erosão.

O revestimento do caminho, com pedras, é atribuído ao trabalho realizado pelos jesuítas. Este percurso corta o complexo da Serra do Mar e, no terriotório de Quatro Barras, transpõe a Serra da Baitaca.

Por Christiane Ferreira - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.