NOTÍCIA ANTERIOR
Modelos Citroën com juro zero
PRÓXIMA NOTÍCIA
Ministro defende redução do IPI para carros mais potentes
DATA DA PUBLICAÇÃO 05/11/2009 | Veículos
Renovada, Saveiro desafia Strada
O território dos comerciais leves é de domínio da Fiat Strada. Há nove anos consecutivos - e tudo caminha para o décimo - , a picape derivada do Palio, que por aqui debutou em 1998, lidera o ranking de vendas sem ser ameaçada. Desde agosto, porém, a novela "Todos Contra a Strada" ganhou novo personagem. Uma Saveiro completamente renovada, com o elogiado DNA do Gol.

Diante desses novos fatos da dramaturgia automotiva, subimos ao ringue a Strada Adventure Locker e a Saveiro Trooper, ambas cabine estendida.

E logo de cara vem a primeira grande diferença: o preço. Enquanto a Fiat parte de R$ 44.850, a Volks custa R$ 5.860 a menos (R$ 38.990). Uma boa fatia dessa diferença justifica-se pela lista de itens de série mais atraente na Strada. Além da direção hidráulica e do ar-condicionado, oferecidos de série nas duas picapes, o modelo fabricado em Betim (MG) entrega travas e vidros elétricos, tampa da caçamba removível, rodas de liga leve de 15 polegadas e, claro, o Locker (bloqueio do diferencial).

Diga-se de passagem, rodas de liga leve e tampa da caçamba removível não são sequer opcionais. Falando em opcionais, os dois modelos têm boas alternativas de equipamentos: air bag duplo, freios ABS e capota marítima. No leque da Saveiro há sensor de estacionamento traseiro - útil devido à visibilidade traseira reduzida. No da Strada, sensores de chuva e crepuscular e revestimento (parcial) dos bancos em couro.

Espaço - Antes de falarmos em design e desempenho, vamos analisar a capacidade de carga, afinal, é um comparativo de picapes. A Strada oferece mais espaço na caçamba, com 830 litros, contra 734 da Saveiro. Dentro da cabine, porém, o Volks abriga melhor malas e sacolas. Na Strada, o suporte do estepe está na cabine - apesar da opção de levá-lo na caçamba. Já na Volks, o pneu extra está embaixo do veículo, deixando a cabine livre. Em termos de dimensões, as duas são parecidas. A distância entre os eixos, por exemplo, é a mesma: 2,75 m.

Design - No visual, a Saveiro leva vantagem. Com design derivado do Gol, a picape recuperou a jovialidade e o arrojo perdidos com a Geração 4. A frente é igual à do hatch mais vendido do País, a lateral inspira robustez e a traseira limpa agrada.

As rodas de aço de 15 polegadas escurecidas combinam com o visual. As caixas de rodas trazem contornos plásticos discretos. Para melhor acesso à caçamba, há na lateral um step side copiado da Montana.

A Strada, Adventure que é, tem muitos apliques plásticos por todos os lados para dar a sensação de tamanho superior. Importante destacar, no entanto que, no geral, o design da Strada ainda é atual, mas o excesso de penduricalhos atrapalha.

A Strada também tem um step side, no entanto seu posicionamento auxilia mais o acesso ao rack de teto que à caçamba. E ao contrário da Saveiro, a picape da Fiat tem dois apoios de pé acoplados ao para-choque traseiro.

Só um adendo: caçamba - Na Strada, a tampa da caçamba pode ser removida, o que facilita o transporte de objetos maiores. A Saveiro, porém, traz tampa com novo sistema de manuseio. Graças a uma mola a gás, a abertura e o fechamento da mesma podem ser feitos até mesmo por uma criança.

Interior e desempenho - Interior e desempenho são itens em que a picape Volks supera a mineirinha. Apesar de usar tanto plástico quanto a Strada, as peças da Saveiro são de melhor qualidade e têm encaixes mais precisos. Na Fiat, inclusive, há rebarbas, algo que desprestigia o requinte.

Destaque para a ergonomia, melhor na Saveiro. A Volks oferece ajuste de altura e profundidade da coluna de direção e acerto de altura para o banco do motorista. Na Strada, só ajuste de altura do volante.

No rodar, as duas picapes têm pontos fortes e fracos. A Strada é mais forte e pontente graças ao motor 1.8 8V Flex. Porém, devido aos apetrechos estéticos, é quase 100 quilos mais pesada. Pontos negativos para a transmissão, sem engates precisos, e o acerto da suspensão muito macio. Em curvas e frenagens pode-se sentir nitidamente a inclinação da carroceria.

A Saveiro tem dirigibilidade incrível. Em nenhum momento lembra uma picape, mas, sim, um hatch. O coração 1.6 8V Total Flex é ideal para o modelo - claro que um pouco mais de potência e força não seria nada mau! E o câmbio é muito bom. Engates justos. A suspensão com um acerto mais rígido foi uma excelente opção dos engenheiros da marca

Em suma, por ter melhor acabamento, dirigibilidade, design e preço, a Saveiro levou a melhor. Mas não descartem a aventureira, ela reúne atributos que podem fazer a cabeça do consumidor, como lista de opcionais e itens de série.

Por Marcelo Monegato - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.