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DATA DA PUBLICAÇÃO 01/04/2014 | Economia
Renda em alta faz das franquias de alimentação as que mais crescem
Renda em alta faz das franquias de alimentação as que mais crescem Nos shopping centers, as praças de alimentação são formadas em 80% por franquias de alimentos. Foto: ABCD Maior
Nos shopping centers, as praças de alimentação são formadas em 80% por franquias de alimentos. Foto: ABCD Maior
Em São Bernardo, por exemplo, um terço dos negócios de franquias foca em alimentação fora de casa; setor fatura R$ 24 bilhões

Os negócios de alimentação estão entre os mais expressivos e consolidados no setor de franquias brasileiro. O ramo apresenta taxas de crescimento acentuado todos os anos. No ABCD, um dos municípios que se destaca é São Bernardo. De um total de 444 franquias na cidade, 33% são do setor de alimentação.

Em 2013, o segmento atingiu no País faturamento de R$ 23,9 bilhões, crescimento de 16,6% sobre o ano anterior, de acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising). Em média, as franquias de alimentação faturam R$ 186 mil por mês. Só no ramo de alimentação, o número de marcas no Brasil teve um aumento de 11,2%. De acordo com o estudo da entidade, no total o setor de franquias cresceu 11,9% em 2013 e atingiu R$ 115 bilhões de faturamento.

Expansão

Os resultados são confirmados por empresas que atuam no setor e tiveram crescimento expressivo em 2013, como é o caso da Dídio Pizza, franquia de pizzarias para entrega em domicílio. A marca saltou de R$ 14 milhões em 2012 para R$ 22 milhões no ano passado, com a venda de 510 mil pizzas. A previsão de crescimento para 2014 é de 47%.

A rede conta com 23 unidades e este ano pretende abrir mais dez na Região Metropolitana de São Paulo. O fundador da empresa, Elídio Biazini, está à procura de pontos comerciais, inclusive em São Bernardo e Santo André. Atualmente a marca possui três lojas no ABCD, sendo duas em São Caetano e uma em Santo André.

“A ideia é conquistar todas as áreas onde ainda não estamos presentes para consolidar a marca. O sucesso do nosso negócio é entrega rápida e produto de qualidade”, disse Biazini. O investimento para abrir uma franquia da Dídio é de R$ 260 mil. O faturamento médio mensal previsto para o primeiro ano de operação é de R$ 70 mil, com lucratividade média de 12%.

Fora do lar

A estabilidade econômica proporcionou um aumento considerável no mercado de alimentação fora de casa. Em 2013, do gasto das famílias com alimentação, mais de 30% foram feitos fora do lar. Como consequência, os negócios dos restaurantes cresceram 9,8%, de acordo com o Anuário Brasileiro da Alimentação Fora do Lar.

Para o economista Sandro Maskio, os principais fatores que refletem nesse aumento são a mudança no padrão cultural das famílias e o aumento real da renda nos últimos anos. “As mulheres passaram por uma mudança no estilo de vida, cada vez mais trabalham fora de casa, e também houve um aumento de renda significativo. Hoje em dia a alimentação fora do lar se tornou uma necessidade, não é mais uma demanda opcional”, afirmou.

Shoppings

Nos shopping centers, as praças de alimentação são formadas em 80% por franquias de alimentos. “É mais simples para o empresário iniciar com uma franquia, porque é um modelo de negócio, pronto, testado, mais fácil de operar do que criar uma nova marca”, explicou Maskio.

Por Paola Cruvinel - ABCD Maior
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