NOTÍCIA ANTERIOR
Feira mostrará novidades
PRÓXIMA NOTÍCIA
Corolla acelera melhor
DATA DA PUBLICAÇÃO 19/04/2008 | Veículos
Renault inaugura centro de design
Em busca de oferecer um visual mais tropical a seus modelos, a Renault inaugurou em São Paulo o RDLA (Renault Design América Latina). Localizado nos Jardins, o centro, com cerca de 400 m², é o primeiro da montadora nas Américas – atualmente há outros em Barcelona (Espanha), Seul (Coréia do Sul), Paris (França), Mumbai (Índia) e Bucareste (Romênia).

“A criação do RDAL está em linha com os objetivos de potencializar nossas operações na América Latina. Uma vez perto do mercado e atentos às suas tendências, podemos trabalhar com mais agilidade e eficiência para atender às demandas específicas do consumidor da região”, explicou Jérôme Stoll, presidente da Renault do Brasil e diretor geral da Renault Mercosul. “Estamos criando condições para que a Renault se torne uma referência em design para o consumidor latino-americano.”

A decisão de instalar um centro de design no Brasil, entretanto, tem suas razões. Além do setor automotivo no País crescer de forma sólida e com números impressionantes, o avanço da própria Renault por aqui é significativo. No ano passado foram comercializados 43% mais carros da marca em comparação com 2006. Em março deste ano, a Renault bateu seu recorde de vendas ao negociar 9.293 unidades. E só para completar: a expectativa da montadora é de que em 2008 sejam negociados 40% mais carros da marca do que no ano passado.

Com somente dez funcionários de quatro nacionalidades diferentes, entre designers, engenheiros e assistentes, o RDLA não tem autonomia para desenvolver um carro 100% brasileiro. De acordo com Patrick Lê Quement, vice-presidente de Design do Grupo Renault, isso só será possível quando a marca “tiver 20% do mercado brasileiro”. Um sonho ainda bastante distante de ser realizado já que, no acumulado de janeiro a março deste ano, a marca obteve somente 4,04%. No ano passado, sua fatia foi ainda menor: 3,14%.

Baratinho

Durante a apresentação do RDLA, executivos da Renault revelaram que no centro de design na Índia está sendo desenvolvido um carro com custo de produção de US$ 3.000. Mas, ao contrário do Tata Nano, veículo indiano mais barato do mundo, a montadora francesa quer dar mais robustez, potência e design agradável ao seu projeto. Previsão de chegada no Brasill? Nenhuma.

Por Marcelo Monegato - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.