NOTÍCIA ANTERIOR
Meu carro não pega, e agora?
PRÓXIMA NOTÍCIA
Veja quem saiu (ou sairá) de linha em 2017
DATA DA PUBLICAÇÃO 08/06/2017 | Veículos
Renault Captur feito no Brasil recebe 4 estrelas em teste de colisão
 Renault Captur feito no Brasil recebe 4 estrelas em teste de colisão Renault Captur (Foto: Divulgação)
Renault Captur (Foto: Divulgação)
Avaliação foi a mesma que reprovou o Chevrolet Onix. SUV recebeu 3 estrelas em proteção para crianças.

O Renault Captur feito no Brasil recebeu 4 estrelas, de um total de 5, em teste de colisão do Latin NCap, entidade independente que avalia a segurança de veículo. Divulgado nesta quarta-feira (7), a prova pela qual o SUV passou é a mesma que reprovou o Chevrolet Onix, que é o carro mais vendido do Brasil.

Lançado este ano no país, o SUV recebeu 4 estrelas em proteção para adultos e 3 para crianças. De acord com a entidade, o veículo apresentou bom desempenho dos cintos de segurança e também dos pré-tensionadores.

Além disso, os 4 airbags e bom desempenho estrutural explicam o resultado de 4 estrelas, afimra o Latin NCap.

"O Captur mostra o potencial da indústria local para produzir e oferecer veículos mais seguros que ultrapassam os requisitos exigidos pelos governos e com bom desempenho mesmo com protocolos mais rígidos como os de hoje", disse Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCap.

A entidade apontou também que o carro possui de série o controle eletrônico de estabilidade, ancoragens ISOFIX, interruptor para desativar o airbag do passageiro para instalar com segurança um Sistema de Retenção Infantil (SRI) olhando para trás no banco da frente.

Para o Latin NCap, as instruções são claras para a instalação dos SRI e a proteção das crianças ocupantes na batida frontal e lateral foi boa, mesmo quando o SRI foi instalado utilizando os cintos de segurança. A maioria dos SRI avaliados para a instalação foram aprovados pelo teste, o que explica as três estrelas ganhas em relação à proteção do ocupante infantil.

O Captur feito no Brasil é diferente do vendido na Europa. Por aqui, o carro utiliza a plataforma do Duster.

Como é o teste do Latin NCap?

Os quesitos de avaliação do Latin NCap ficaram mais exigentes recentemente, passando a adotar, além do teste de impacto frontal, batidas laterais.

Nas colisões laterais, o carro recebe um impacto de lado por meio de uma barreira deformável montada em um carro padronizado de 850 kg, que se desloca a 50 km/h.

Esse tipo de teste era opcional até 2015: só era feito se a montadora quisesse. Agora, ele inclui também bonecos "crianças" e seus devidos suportes.

Além disso, o controle eletrônico de estabilidade e o teste de poste viraram requisitos para ter a avaliação máxima. De acordo com a nova regra, ter 4 estrelas significa que o veículo mostrou bom desempenho em impacto frontal e lateral e passou no teste ESC.

Caso um modelo tenha conseguido zero estrela no impacto frontal, a entidade nem testa o impacto lateral, dando um resultado total de zero.

Mesmo no teste de impacto frontal, o Latin NCap é mais rígido do que a lei dos principais mercados. Ele é feito com o veículo a 64 km/h, enquanto, na Europa, a velocidade é de 56 km/h. Apenas 40% do carro colide com a barreira nesses dois testes. Nos EUA, a colisão é de 100%, a 48 km/h.

Por G1, São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.