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DATA DA PUBLICAÇÃO 08/06/2017 | Veículos
Renault Captur feito no Brasil recebe 4 estrelas em teste de colisão
 Renault Captur feito no Brasil recebe 4 estrelas em teste de colisão Renault Captur (Foto: Divulgação)
Renault Captur (Foto: Divulgação)
Avaliação foi a mesma que reprovou o Chevrolet Onix. SUV recebeu 3 estrelas em proteção para crianças.

O Renault Captur feito no Brasil recebeu 4 estrelas, de um total de 5, em teste de colisão do Latin NCap, entidade independente que avalia a segurança de veículo. Divulgado nesta quarta-feira (7), a prova pela qual o SUV passou é a mesma que reprovou o Chevrolet Onix, que é o carro mais vendido do Brasil.

Lançado este ano no país, o SUV recebeu 4 estrelas em proteção para adultos e 3 para crianças. De acord com a entidade, o veículo apresentou bom desempenho dos cintos de segurança e também dos pré-tensionadores.

Além disso, os 4 airbags e bom desempenho estrutural explicam o resultado de 4 estrelas, afimra o Latin NCap.

"O Captur mostra o potencial da indústria local para produzir e oferecer veículos mais seguros que ultrapassam os requisitos exigidos pelos governos e com bom desempenho mesmo com protocolos mais rígidos como os de hoje", disse Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCap.

A entidade apontou também que o carro possui de série o controle eletrônico de estabilidade, ancoragens ISOFIX, interruptor para desativar o airbag do passageiro para instalar com segurança um Sistema de Retenção Infantil (SRI) olhando para trás no banco da frente.

Para o Latin NCap, as instruções são claras para a instalação dos SRI e a proteção das crianças ocupantes na batida frontal e lateral foi boa, mesmo quando o SRI foi instalado utilizando os cintos de segurança. A maioria dos SRI avaliados para a instalação foram aprovados pelo teste, o que explica as três estrelas ganhas em relação à proteção do ocupante infantil.

O Captur feito no Brasil é diferente do vendido na Europa. Por aqui, o carro utiliza a plataforma do Duster.

Como é o teste do Latin NCap?

Os quesitos de avaliação do Latin NCap ficaram mais exigentes recentemente, passando a adotar, além do teste de impacto frontal, batidas laterais.

Nas colisões laterais, o carro recebe um impacto de lado por meio de uma barreira deformável montada em um carro padronizado de 850 kg, que se desloca a 50 km/h.

Esse tipo de teste era opcional até 2015: só era feito se a montadora quisesse. Agora, ele inclui também bonecos "crianças" e seus devidos suportes.

Além disso, o controle eletrônico de estabilidade e o teste de poste viraram requisitos para ter a avaliação máxima. De acordo com a nova regra, ter 4 estrelas significa que o veículo mostrou bom desempenho em impacto frontal e lateral e passou no teste ESC.

Caso um modelo tenha conseguido zero estrela no impacto frontal, a entidade nem testa o impacto lateral, dando um resultado total de zero.

Mesmo no teste de impacto frontal, o Latin NCap é mais rígido do que a lei dos principais mercados. Ele é feito com o veículo a 64 km/h, enquanto, na Europa, a velocidade é de 56 km/h. Apenas 40% do carro colide com a barreira nesses dois testes. Nos EUA, a colisão é de 100%, a 48 km/h.

Por G1, São Paulo
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