NOTÍCIA ANTERIOR
Fiat revela primeiro carro feito em parceria com a Chrysler
PRÓXIMA NOTÍCIA
Greve na Volkswagen do PR faz um mês; lojas relatam falta de Fox 1.6
DATA DA PUBLICAÇÃO 05/06/2011 | Veículos
Renault anuncia produção do SUV Duster no Paraná
A Renault do Brasil fez a pré-apresentação do novo utilitário esportivo Duster nesta sexa-feira (3) em conferência pela internet e divulgou alguns detalhes do modelo. O plano estratégico da montadora francesa no Brasil prevê aumentar a participação da marca no mercado brasileiro de 5% para 8% até 2016 e o Duster será peça-chave para atingir o objetivo. O carro chega em novembro com motorizações 1.6 (115 cv) e 2.0 flex (143 cv) e opções de tração 4x2 e 4x4. Os preços não foram revelados.

A base do Duster está no modelo de mesmo nome desenvolvido pela divisão romena da companhia, a Dacia. Assim, o carro vai ganhar mudanças na grade frontal, que passa a contar com três barras horizontais. De acordo com a Renault do Brasil, o modelo terá um painel exclusivo para o mercado nacional, diferente do que é utilizado no Sandero no Logan, com quem o utilitário esportivo compartilha componentes.

A Renault afirma que o Duster permite ao motorista guiar em outros tipos de terrenos, além do asfalto. Já altura em relação ao solo é de 221 mm. O modelo tem 4,3 metros de comprimento e 1,8 metro de largura. O espaço para passageiros permite acomodar com conforto cinco pessoas e o porta-malas conta com capacidade para até 475 litros.

Segundo a montadora, o modelo será fabricado na planta do Paraná e exportado para o Mercosul. A nova linha vai gerar mil novos postos de trabalho no Brasil. O modelo também será fabricado na Colômbia para abastecer o resto da América Latina. Rússia e Oriente Médio são outros mercados que devem produzir localmente o modelo.

Mercado
O volume de vendas de modelos SUVs no mercado brasileiro de veículos de passeio entre os anos de 2000 e 2010 registrou crescimento 16 vezes superior, enquanto o mercado cresceu 2,2 vezes no mesmo período. Em termos de participação do segmento SUV no mercado, houve aumento de 1% das vendas de veículos de passeio, em 2000, para 7,6% no ano passado.

Esses números de crescimento, tanto em participação, quanto também em emplacamento, atraiu a atenção de várias marcas que, nos últimos anos, lançaram modelos nesse segmento. Em 2010, esta faixa do mercado contou com 13 veículos SUV, mais que o dobro se comparado há10 anos.

Por G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.