NOTÍCIA ANTERIOR
Dupla sai de Mauá para roubar em Praia Grande
PRÓXIMA NOTÍCIA
Emenda ao PME vai obrigar pente-fino nas vagas em creche
DATA DA PUBLICAÇÃO 16/09/2015 | Cidade
Religiosos vencem queda de braço em Plano de Educação de Mauá
Religiosos vencem queda de braço em Plano de Educação de Mauá Religiosos rezam em frente à Câmara de Mauá após exclusão da palavra 'diversidade' no Plano Municipal de Educação. Foto: Rodrigo Pinto
Religiosos rezam em frente à Câmara de Mauá após exclusão da palavra 'diversidade' no Plano Municipal de Educação. Foto: Rodrigo Pinto
Projeto de lei é aprovado em definitivo e por unanimidade sem menção à “diversidade” na redação

Sob aplausos de religiosos e vaias de ativistas LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), a Câmara de Mauá aprovou em definitivo, nesta terça-feira (15/09), o Plano Municipal de Educação, sem menção à palavra “diversidade”. A proposta, que estabelece diretrizes e metas a ser cumpridas nas escolas da rede municipal até 2024, teve o acréscimo de três emendas e agora segue para a sanção do prefeito Donisete Braga (PT).

O texto final teve duas emendas apresentadas pela Comissão de Justiça e Redação e assinada por todos os 23 parlamentares, sendo a primeira que suprime o termo “diversidade” da redação. Já a segunda mensagem proíbe as escolas da rede municipal colocarem em prática nas salas de aula palestras e discussões sobre orientação sexual.

A novidade na sessão ficou por conta da terceira emenda encabeçada pelo vereador Professor Betinho (PSDC), a qual o governo passará anualmente um levantamento de vagas nas creches municipais. Tanto o projeto de lei como as mensagens aditivas foram aprovados em votação única junto com outros 15 itens da ordem do dia, a exemplo do que ocorreu na semana passada, a fim de apressar o fim dos trabalhos no Legislativo pela tensão entre religiosos e ativistas pró-LGBT.

Cerca de 250 pessoas lotaram o auditório do Parlamento para acompanhar a votação, sendo maioria formadas por grupos católicos e evangélicos. Por um lado, havia faixas de igrejas com os dizeres “Diga sim à família e não à ideologia de gênero” e “menino nasce menino, menina nasce menina”, enquanto os ativistas pela igualdade sexual exibiam cartazes com “fundamentalismo não nos representa”. Em diversos momentos, houve troca de farpas entre religiosos e manifestantes favoráveis à “ideologia de gênero”, mas não houve confronto físico entre as partes.

O líder de governo José Luiz Cassimiro (PT) classificou como “equivocada” a polêmica em torno da “diversidade”, uma vez que a redação do Plano Municipal de Educação não fazia referência à ideologia de gênero. O petista afirmou que o projeto de lei será sancionado por Donisete conforme foi aprovado no Legislativo. “Se (a bancada do PT) votasse contra as emendas, o Plano Municipal poderia ser rejeitado ou travado na Câmara”, disse.

Mauá é a quinta cidade no ABCD ter o projeto de lei aprovado no Legislativo. As diretrizes já foram sancionadas em São Caetano, Santo André, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, todas com o texto endossado pela comunidade religiosa e sem citação à “diversidade”. Por enquanto, apenas São Bernardo e Diadema ainda não encaminharam os planos às câmaras.

Tanto os planos estaduais e municipais de educação seguem as determinações do PNE (Plano Nacional de Educação), sancionado no ano passado pela presidente Dilma Rousseff (PT). O projeto previa que estados e municípios sancionassem as medidas até 24 de junho deste ano, podendo ocasionar em veto de repasses ao setor educacional a quem não cumprir o prazo estabelecido pelo Ministério da Educação.

O PNE estabelece 20 metas que devem ser cumpridas até 2024, entre as quais, a universalização da educação infantil e fundamental, alfabetização de todas as crianças até o terceiro ano do ensino fundamental e educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas.

Por Bruno Coelho - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.