NOTÍCIA ANTERIOR
Humor no debate sobre direitos humanos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Salão de Arte Contemporânea abre nesta terça
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/04/2014 | Cultura
Registros da Região estão na FotoRetrospectiva 2013
Registros da Região estão na FotoRetrospectiva 2013 Foto da repórter Amanda Perobelli exposta na Arfoc
Foto da repórter Amanda Perobelli exposta na Arfoc
Trabalhos de fotojornalistas do ABCD MAIOR foram selecionados para fazer parte de mostra na Capital

Até 10 de maio é possível visitar a FotoRetrospectiva 2013, mostra fotográfica que ocupa o saguão do Conjunto Nacional, na Capital, e que integra o concurso organizado pela Arfoc- SP (Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo), em parceria com a Canon do Brasil. A ação tem o intuito de valorizar o trabalho artístico por trás da atividade fotojornalística.

Em alusão à violência dos conflitos e às condições de risco que envolvem a prática profissional dos repórteres fotográficos e cinematográficos, a mostra foi batizada de Sobre viventes... Composta por 80 fotografias produzidas por 63 profissionais, a exposição conta com dois fotógrafos do jornal ABCD MAIOR, Amanda Perobelli e Rodrigo Pinto. Neste sábado (26/04) será anunciado o vencedor (a) da 12ª edição do concurso.

A curadoria da FotoRetrospectiva 2013 é assinada por Nair Benedicto e Emidio Luisi, que escolheram as imagens entre cerca de 300 inscritas, desconhecendo sua autoria. Para Amanda Perobelli, nomes como esses à frente da curadoria enaltecem a satisfação em ter seu trabalho selecionado. A imagem de sua autoria foi feita no acampamento do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) Novo Pinheirinho, localizado em Santo André, em fevereiro de 2013.

“Gosto de fotografar acampamentos e acho importante não se ater apenas à pauta quente, ao factual. Nesse ambiente é possível observar um clima curioso que mistura solidariedade, organização e disciplina”, destacou a fotógrafa, ao completar que muitas imagens feitas em acampamentos de trabalhadores costumam beirar o pejorativo. “Percebo um olhar um pouco preconceituoso. São sempre pessoas carregando madeira ou montando barracas, como se esse universo se limitasse a isso.”

O fotojornalismo é um segmento muito distinto da fotografia e que deve ser considerado como forma de arte também, justamente porque essa foto é uma perspectiva, uma reflexão rápida do olhar. Êxito esse alcançado também por Rodrigo Pinto. Sua foto selecionada enquadrou a presidente Dilma Rousseff entre Geraldo Alckmin e Michel Temer durante o lançamento de um projeto paraolímpico em janeiro de 2013. “São duas oposições lado a lado. É possível fazer leituras variadas dessa cena observando os gestos e as expressões dos políticos”, disse Rodrigo, que procurou transcender a pauta oficial do lançamento.

Serviço
FotoRetrospectiva 2013. Até 10 de maio no Conjunto Nacional (avenida Paulista, 2.073). Premiação: Sábado (26/04), no cinema da Livraria Cultura – no mesmo local. Informações: 3257-3991.

Por Marina Bastos - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Cultura
25/09/2018 | Encontro com o passado
21/09/2018 | ''Sou muito feminino, isso é uma grande qualidade'', diz Chay Suede a Pedro Bial
20/09/2018 | Avril Lavigne lança Head Above Water, música sobre a doença a qual sofre
As mais lidas de Cultura
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.