NOTÍCIA ANTERIOR
Pesquisa diz que vacina dos anos 70 protege contra a gripe suína
PRÓXIMA NOTÍCIA
Santas Casas do ABC recebem R$ 55 mil
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/04/2010 | Saúde e Ciência
Região vacina idosos contra gripe A
Teve início ontem a vacinação dos portadores de doenças crônicas com mais de 60 anos contra a gripe A (H1N1). O grupo foi um dos mais afetados pela enfermidade no ano passado. Segundo o Ministério da Saúde, dos 2.051 óbitos re­gistrados, 1.539 (75%) ocorreram em pessoas portadoras de problemas cardíacos, pul­monares, diabete, entre outros.

No ABC, muitos aproveitaram o sábado para tomar a vacina em Unidades Básicas de Saúde (USBs) espalhadas pela região. Foi o caso de Antônia de Souza Bezerra, 67 anos, que compareceu pela manhã ao posto do bairro Alvarenga, em São Bernardo. “Gosto de vir no primeiro dia porque nos últimos é mais cheio”, explicou. Bem humorado, Clemente Ferreira dos Santos, 76, também preferiu ser imunizado o quanto antes. “É bom tomar a vacina para ver se aturo mais uns dias”, brincou.

A procura pela vacina foi relativamente grande no período da manhã, segundo a enfermeira Ana Paula de Macedo. A profissional explicou que a partir do dia 8 de maio os maiores de 60 anos também devem ser vacinados contra a gripe comum. “Po­de tomar as duas no mesmo dia. Na verdade, era es­sa a intenção, mas como não ficaram prontas (as doses), estamos dando agora a da H1N1 e orientando para voltarem a fim de tomar a da gripe comum também”, pontuou.

Cláudio Romão, 82 anos, procurou a UBS Vila Luzita em Santo André e garante que vai retornar em maio para tomar a outra dose. “Tomei hoje (para H1N1) e voltarei para a do dia 8 também.”

Segundo dados da prefeitura, a cidade possui mais de 88 mil idosos, sendo que apenas 20% são portadores de doenças crônicas.

A UBS do Centro de Diadema registrou movimento tranquilo, de acordo a enfermeira responsável, Rosinei Pereira. “Normalmente a campanha de vacinação para idosos é mais calma.Tradicionalmente, vêm mais durante a semana do que no sábado”, afirmou.

Odilon de Lima, 75 anos, preferiu não deixar a imunização para depois. “Tenho enfisema pulmonar e a vacina é para evitar complicações”, explicou Lima, que foi acompanhado da sogra, Lucinda Medina. “Como ele vinha, resolvi vir junto. Prevenir é melhor do que remediar”.

A partir do próximo dia 10, começam a ser imunizados os adultos entre 30 e 39 anos.

Por Rosângela Dias - Diário Regional
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.