NOTÍCIA ANTERIOR
Caminhada de fé em Belém do Pará
PRÓXIMA NOTÍCIA
O caminho das pedras
DATA DA PUBLICAÇÃO 15/10/2009 | Turismo
Região terá Expresso Turístico
Visitar as belezas de Paranapiacaba ou conhecer suas várias construções de origem inglesa, como o Castelinho, o Viradouro e o Clube Lyra-Serrano, ficará mais fácil em poucos meses. Afinal, em breve será ativado o Expresso Turístico, que ligará a Estação da Luz, no centro de São Paulo, à vila histórica de origem inglesa.

A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Gestão de Recursos Naturais, Paranapiacaba e Parque Andreense, retomou as tratativas junto à Secretaria de Transportes Metropolitanos quanto à reativação da linha que liga a atual estação de trem da Vila a Rio Grande da Serra.

Desde 2002, ela vem sendo utilizada exclusivamente pela MRS Logística S.A., quando a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) a desativou por falta de demanda e cedeu a concessão para a empresa privada.

O percurso do Expresso Turístico terá 47 quilômetros, da Estação da Luz com destino a Paranapiacaba. O tempo total estimado do trajeto será de 70 minutos e o valor cobrado por viagem, de R$ 28 - com tarifa reduzida para quem embarcar no Grande ABC.

Inicialmente, os turistas terão como primeiras atrações o prédio histórico da Estação da Luz e a história da formação do bairro do Brás, predominantemente industrial durante o século 19.

A instalação de indústrias nos bairros paulistanos da Mooca, Ipiranga e no Grande ABC será o próximo ponto programado para o trajeto.

Depois, o roteiro ganhará aspecto ambiental, com a passagem pelo Horto do Guapituba, pela Estância Turística de Ribeirão Pires e por Rio Grande da Serra, onde a presença de áreas de manancial é marcante.

Por fim, guias do AMA (Agentes de Monitores Ambientais) de Paranapiacaba, darão mais detalhes acerca da vila inglesa durante o trajeto até a chegada.

Entraves - Em 2008 foi amplamente divulgado que o Expresso Turístico Luz-Paranapiacaba seria o primeiro tipo de passeio a entrar em operação, em outubro daquele ano.

Contudo, entraves jurídicos junto à MRS, devido à concessão cedida à empresa, acabaram por prolongar esse processo e hoje já existem dois outros trajetos em operação: Luz-Jundiaí e Luz-Mogi das Cruzes.

De acordo com o secretário de Gestão de Recursos Naturais, Paranapiacaba e Parque Andreense, Eduardo Selio Mendes Júnior, esses entraves não são mais problema. "A Prefeitura aguarda apenas a assinatura formal da minuta de um convênio entre CPTM e MRS para dar início às obras da estação provisória de Paranapiacaba ao lado do Viradouro", afirma o secretário.

*(Da Redação do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC)

Por Especial para o Diário*
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.