NOTÍCIA ANTERIOR
Idosos têm espaço garantido no Legislativo
PRÓXIMA NOTÍCIA
Prefeitos eleitos na região reduzem envio de projetos
DATA DA PUBLICAÇÃO 12/10/2009 | Política
Região tenta ampliar força em Brasília
O Grande ABC chegará às eleições de 2010 com a menor bancada de deputados federais a disputar a reeleição dos últimos 20 anos. Com apenas um representante atualmente - Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT) -, a região só apresentará quadro pior caso nenhum candidato local obtenha êxito nas urnas, o que será pouco provável diante da conjuntura que se desenha.

Em 1990, elegeram-se José Cicote (PT) e José Mendes Botelho (PTB). A menor bancada eleita pelos eleitores das sete cidades. A fase áurea do Grande ABC foi em 1994, quando cinco deputados federais venceram o pleito: Os petistas Celso Daniel, José Augusto da Silva Ramos, Jair Meneguelli e Ivan Valente, além de o petebista Duílio Pisaneschi.

Na última eleição, em 2006, foram eleitos três parlamentares, mas somente Vicentinho continua na defesa da região em Brasília. Ivan Valente (Psol) mudou seu colégio eleitoral de São Caetano para São Paulo com o objetivo de disputar a Prefeitura da Capital no ano passado. E Frank Aguiar (PTB) se desligou da Câmara Federal para ser vice-prefeito de São Bernardo.

O petebista vai concorrer novamente a uma cadeira no Congresso no ano que vem. "O Grande ABC precisa de mais representantes. É uma das regiões mais importantes, economicamente, do País. Se confirmadas as tendências das candidaturas, é possível que tenhamos meia-dúzia de deputados federais eleitos", vislumbra o político-forrozeiro.

Na disputa por vaga de parlamentar na Capital Federal, o ex-prefeito de São Bernardo William Dib (PSDB) desponta como grande chance de vitória. Em sua recente filiação ao tucanato, o ex-chefe do Executivo demonstrou força política, ao levar para a cidade a cúpula do partido, inclusive o governador José Serra.

O deputado Vanderlei Siraque (PT) deve encerrar o ciclo de dois mandatos seguidos na Assembleia Legislativa. O petista entrará na briga por vaga a federal em possível dobrada com o ex-prefeito de Santo André João Avamileno (PT), o qual pretende concorrer a cadeira como deputado estadual.

Edinho Montemor (PPS) passou perto de conquistar cadeira em 2006. Recém-chegado ao grupo do deputado estadual Alex Manente (PPS), ele também aparece com potencial. O DEM se organiza e deve lançar Raimundo Salles a federal por Santo André.

Por Beto Silva - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.