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DATA DA PUBLICAÇÃO 06/08/2015 | Educação
Região tem três escolas entre as 100 melhores no Enem
Região tem três escolas entre as 100 melhores no Enem Foto: Celso Luiz/DGABC
Foto: Celso Luiz/DGABC
Três instituições de ensino do Grande ABC integram lista das 100 melhores do País no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Pela segunda vez consecutiva, o colégio Villare, de São Caetano, ocupa o topo do ranking regional entre unidades públicas e privadas, com média 691,95 – a escola ficou na 34ª posição nacional. O colégio Unidade Jardim, de Santo André, alcançou a 84ª colocação entre as 15.640 escolas brasileiras avaliadas (nota 665,54) e o colégio Termomecanica, de São Bernardo, ficou no 100º degrau, com índice 661,24.

Os dados foram divulgados ontem pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e levam em conta a média das quatro provas objetivas do exame: linguagem, matemática, ciências humanas e da natureza.

A lista das dez melhores unidades da região, de acordo com o exame, é composta apenas por instituições privadas de ensino e que recebem alunos de nível socioeconômico muito alto. No total, foram avaliadas 201 escolas das sete cidades. A análise é feita com base em questionário respondido pelos alunos e considera dados como escolaridade dos pais e renda familiar.

Quando analisadas apenas as unidades públicas de ensino, cinco das dez melhores do Grande ABC são Etecs (Escolas Técnicas Estaduais): Julio de Mesquita, em Santo André (599,95), Lauro Gomes, em São Bernardo (591,38), Jorge Street, em São Caetano (590,78), Ribeirão Pires (585,27) e Juscelino Kubitschek de Oliveira, em Diadema (578,08).

Já a parte de baixo da tabela é ocupada apenas por escolas estaduais de ensino regular. O destaque negativo fica por conta da EE Professor Carlos Roberto Guariento, de Rio Grande da Serra, que obteve média 462,67, e a posição de número 14.272 na listagem nacional.

Pelo sexto ano consecutivo, o colégio Objetivo Integrado, da Capital, apresentou desempenho superior às demais escolas do País, com média 742,96. A unidade inclusive melhorou a pontuação obtida no ano passado, nota 741,9. Já a última colocada entre as instituições de ensino avaliadas é a EE Doutor Augusto Monteiro, do Acre, com índice 408,47.

EMPENHO

O bom desempenho na avaliação do MEC (Ministério da Educação) é fruto de empenho por parte de alunos, professores, funcionários e pais. Essa é a receita de sucesso das unidades de ensino mais bem colocadas.

O diretor da Etec Julio de Mesquita, Luiz Saito, considera que a continuidade dos trabalhos desenvolvidos é essencial para que não haja estagnação. A unidade já havia sido a melhor colocada entre as públicas da região no exame em 2013 e a segunda melhor no ano passado. “Não podemos ficar parados sobre o que conquistamos. Seguimos com nossos projetos em busca de novas conquistas”, ressalta.

Entre as privadas, o discurso é parecido. O coordenador pedagógico do Ensino Médio do colégio Villare, Ernani Soares de Paula, destaca quatro fatores como fundamentais para o desempenho satisfatório: a existência de projeto pedagógico estratégico e moderno, contar com professores qualificados, manter os alunos motivados e estabelecer parceria com os pais. “É importante frisar que não temos processo seletivo para ingressar na escola e que cobramos mensalidades mais baixas do que algumas instituições que ficaram abaixo de nós na tabela (a mensalidade do Ensino Médio custa em média R$ 1.900).”

Para a coordenadora pedagógica do Colégio Termomecanica, Cristina Favaron Tugas, a instituição não pode trabalhar exclusivamente visando os índices. “O resultado é uma consequência de trabalho humano somado à infraestrutura adequada”, diz. Em resposta ao desempenho positivo, a instituição vê crescer a procura para seu processo seletivo. São em média 30 candidatos para cada vaga no Ensino Médio.

Por Natália Fernandjes - Diário do Grande ABC
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