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DATA DA PUBLICAÇÃO 14/09/2015 | Setecidades
Região tem 3 atropelamentos por dia
Região tem 3 atropelamentos por dia Foto: André Henriques/DGABC
Foto: André Henriques/DGABC
O Grande ABC registrou média de três atropelamentos por dia em 2014. Foram 1.230 ocorrências de acidentes resultantes da imprudência no trânsito envolvendo pedestres e motoristas entre janeiro e dezembro do ano passado. Embora representativo, o número é 30,15% menor que o registrado em 2011, quando foram observados 1.761 casos. Os números integram levantamento feito pela PM (Polícia Militar) a pedido do Diário.

Com exceção de Rio Grande da Serra, onde houve alta de 125% nos registros nos quatro anos analisados, todas as demais cidades apresentaram queda de ocorrências do tipo (veja mais na tabela acima). O período corresponde ao início da campanha Travessia Segura feita pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.

Por parte das prefeituras, apenas Santo André, São Bernardo, São Caetano e Mauá mantém levantamento dos atropelamentos. Juntas, as quatro administrações registraram nove óbitos em decorrência dos acidentes em 2014.

Conforme o chefe da seção operacional do CPA/M6 (Comando de Policiamento de Área Metropolitano), capitão Vlamir Luz Machado, as vias de maior circulação são as mais propícias aos atropelamentos, como é o caso das avenidas Industrial, Pereira Barreto, Capitão Mário Toledo de Camargo e Estrada do Pedroso, em Santo André, avenidas Maria Servidei Demarchi, Senador Vergueiro, Taboão, Lions e Estrada dos Alvarenga, em São Bernardo, avenidas Goiás e Presidente Kennedy, em São Caetano, e vias expressas e mais extensas de Mauá.

Não é difícil verificar a imprudência de pedestres por alguns dos locais citados. Na Avenida Pereira Barreto, por exemplo, a maior parte da população, incluindo estudantes da Etec Lauro Gomes, em São Bernardo, prefere se arriscar por entre os veículos a utilizar passarela existente. Uma das principais justificativas é a insegurança. Neste caso, a recente ocorrência de estupros no local colabora. De acordo com o capitão Vlamir, a polícia tende a ampliar o patrulhamento nestas áreas.

Para o chefe do departamento de Medicina de Tráfego da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego) Dirceu Rodrigues Alves Júnior, falta educação de Trânsito. “Pessoas estão morrendo porque ainda desconhecemos os riscos oferecidos pela máquina sobre rodas”, destaca.

A curto prazo, o especialista considera necessária a ampliação da fiscalização por parte dos órgãos de trânsito e segurança tanto para motoristas quanto para pedestres. “Mesmo que não haja punição ao pedestre, o simples gesto de chamar sua atenção por atravessar fora da faixa já pode significar mudança de postura”, acredita.

O CTB (Código de Trânsito Brasileito) estabelece punição para motoristas que desrespeitarem a faixa de pedestres entre R$ 85,13 e R$ 191,53.

Outra necessidade, essa a longo prazo, é educar as crianças a partir dos 5 anos, na visão do especialista. “Só assim podemos mudar a mentalidade e reduzir os acidentes.”

Moradores pedem instalação de lombofaixa em Sto.André

Atravessar a Avenida Itamarati, na altura do número 2.200, no Parque Erasmo Assunção, em Santo André, é tarefa complicada, principalmente nos horários de pico. Mesmo com a presença de faixa de segurança no local, pedestres se sentem ameaçados pelo fluxo intenso de veículos em alta velocidade que circulam pela via no sentido bairro, em direção à Avenida Guaratinguetá. Uma das alternativas pensadas pelos moradores da área na tentativa de evitar acidentes é a instalação de lombofaixa.

A analista de teste de software Mariana de Lima Santos, 29 anos, destaca ter feito solicitação para a instalação do item junto à Prefeitura em maio, no entanto, ainda não teve resposta. “Temos uma lombada longe uns cinco metros da faixa de pedestres, mas não resolve porque os veículos só reduzem a velocidade depois da faixa”, observa a moradora do local há quatro anos.

Embora ainda não tenha sido registrado nenhum atropelamento no local, a população teme pelo risco de acidentes. “Para atravessar em segurança mesmo, é preciso ir fora da faixa, mais longe da curva (localizada nas proximidades do entroncamento com a Rua Jorge Bereta)”, destaca Mariana.

Travessia Segura ganha investimento maior e reforço nas ações de campo

Lançada em 2011, a campanha Travessia Segura, promovida pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, inicia nova fase a partir de hoje. As ações de panfletagem e comunicação visual nos principais cruzamentos da região, com intuito de conscientizar motoristas e pedestres, ganhou reforço de mascote denominado Mister Mão e trabalho de educação de Trânsito nas escolas da rede municipal.

Para este ano, o órgão tem R$ 5,5 milhões disponíveis para as atividades, número significativo tendo em vista o investimento inicial de R$ 200 mil na campanha em 2012. A intensificação das ações está programada para ocorrer entre os dias 18 e 25, quando será celebrada a Semana Nacional de Trânsito. São cerca de 120 agentes envolvidas no processo, sendo 30 super-heróis.

De acordo com o secretário executivo do Consórcio, Luis Paulo Bresciani, a retomada da campanha visa acentuar a tendência de queda de atropelamentos e suas consequências, como vítimas fatais ou com lesões graves. “Além do processo de comunicação, há o complemento por parte dos municípios, que é fundamental, como o reforço da sinalização, instalação das faixas elevadas e a intensificação do trabalho com as crianças a partir de outubro, que já são pedestres e serão motoristas no futuro.”

A longo prazo, a ideia é que haja mudança na cultura da população em relação ao trânsito, conforme destacou o presidente do Consórcio e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão (PSDB).

Por Natália Fernandjes - Diário do Grande ABC
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