NOTÍCIA ANTERIOR
Central de empregos de São Caetano oferece 600 vagas para telemarketing
PRÓXIMA NOTÍCIA
Loja modelo fica em Santo André até quinta
DATA DA PUBLICAÇÃO 18/03/2014 | Economia
Região retoma contratações e cria 2,4 mil vagas em fevereiro
Região retoma contratações e cria 2,4 mil vagas em fevereiro A construção civil se destacou como um dos melhores geradores de emprego, apesar do peso da indústria no ABCD. Foto: Rodrigo Pinto
A construção civil se destacou como um dos melhores geradores de emprego, apesar do peso da indústria no ABCD. Foto: Rodrigo Pinto
Depois do saldo negativo de janeiro, empresas voltam a admitir na construção e em serviços; desempenho da indústria continua fraco

As empresas do ABCD criaram 2.452 vagas de empregos em fevereiro passado, conforme levantamento do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgado nesta segunda-feira (17/03) pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O saldo positivo de vagas na Região foi puxado pelo setor de serviços e construção civil.

A pesquisa é o resultado das informações fornecidas pelas empresas sobre admissões e desligamentos em cada mês do ano. Em fevereiro foram admitidas no ABCD 33.943 pessoas e demitidas 31.491, resultando em um saldo positivo de 2.452 vagas.

Santo André, São Caetano e São Bernardo estão entre os 20 melhores resultados do Estado de São Paulo. Santo André foi o município em destaque da Região com o saldo positivo de 916 vagas. “O resultado foi principalmente puxado por serviços e construção civil. Esses dados nos deixam ainda mais otimistas para 2014, principalmente com a criação da nossa secretaria focada no trabalho. Agora, vamos trabalhar ainda mais no desenvolvimento econômico, qualificação profissional e economia solidária”, afirmou o secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária do município, Cícero Martinha.

Mauá foi a única cidade com resultado negativo, com 178 postos de trabalho fechados, resultado de muitas demissões em indústria e comércio.

O bom desempenho do ABCD foi puxado pelas contratações de diversas áreas do setor de serviços e pelas obras da construção civil que estão extremamente aquecidas. Porém, a indústria ficou apenas positiva em Rio Grande da Serra. “A indústria está sofrendo com os importados, a balança comercial do ano passado ficou negativa principalmente pela compra de autopeças no Exterior. Por isso há um esforço em combater e criar políticas para mudar este cenário”, explicou Mauro Miaguti, diretor do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo em São Bernardo .

O comércio também não apresentou dados tão expressivos, ficando com saldo positivo apenas em São Bernardo, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. “ O setor não foi tão bem nas vendas de fim de ano, então é natural que aconteçam ainda ajustes, já que o primeiro semestre é mais fraco sempre”, afirmou Miaguti.

Brasil dobra

No País houve um aumento de postos de trabalho com 260.823 vagas. Todos os setores apresentaram resultados positivos. O destaque para o saldo positivo foi puxado por serviços (143.345 vagas abertas), indústria (51.951), construção civil (25.055) e comércio (19.330). O resultado nacional representa 111% de crescimento sobre fevereiro do ano passado.

Estado

O Estado de São Paulo abriu 77.928 postos. Foi o que mais contratou no mês de fevereiro.

Por Michelly Cyrillo - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.