NOTÍCIA ANTERIOR
Polícia prende em Diadema fraudadores de TV a cabo
PRÓXIMA NOTÍCIA
Ribeirão Pires estuda data para inaugurar rodoviária
DATA DA PUBLICAÇÃO 03/03/2009 | Setecidades
Região quer ligação com Metrô
A contratação de projeto executivo para a construção de uma linha de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) da Capital até São Bernardo, passando por São Caetano, foi destaque na reunião de ontem entre os prefeitos do Grande ABC. O custo é estimado entre R$ 60 milhões e R$ 70 milhões e deve contar com apoio dos governos estadual e federal.

A integração entre a Capital e a região foi discutida em duas frentes. Primeiro a ‘física'', com o ‘fura-fila'' ligando a futura estação Tamanduateí do Metrô com as proximidades das avenidas Lauro Gomes e Rudge Ramos, em São Bernardo. Depois, a operacional, com a implementação de bilhete único.

A ideia inicial é fazer com que os trilhos do VLT passem sobre o Ribeirão dos Meninos em um percurso de cerca de quatro quilômetros de extensão. Haveria ainda a interligação com o sistema de ônibus da EMTU ( Empresa Metropolitano de Transportes Urbanos), que passa por São Bernardo e Diadema.

A construção do VLT é um paliativo ao antigo desejo do Grande ABC de ser atendido por uma linha do Metrô. "Pode ser um substituto por algum tempo, até porque não se tem projeto algum em andamento na Secretaria de Transportes para se trazer o Metrô à região", afirmou o prefeito de São Caetano José Auricchio Júnior (PTB), presidente do Consórcio Intermunicipal.

Auricchio diz que o projeto será levado também à Brasília. Há um encontro entre os sete prefeitos da região, mais Gilberto Kassab (DEM), de São Paulo, previsto para o dia 17, com representantes do governo federal. O plano conta também com o apoio do governador José Serra (PSDB).

INTEGRAÇÃO
As discussões sobre a implementação de um bilhete único na região ainda estão em fase embrionária. O sistema foi abordado na reunião de ontem, mas ainda não há nada concreto. Apesar das conversas ainda não terem avançado, a adoção do bilhete é tida como certa por representantes dos municípios.

O único prefeito ausente no encontro do Consórcio Intermunicipal foi Aidan Ravin (PTB), de Santo André.



Por William Cardoso - Do Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.