NOTÍCIA ANTERIOR
Vacinação contra gripe é prorrogada até dia 15
PRÓXIMA NOTÍCIA
Quatro pronto-socorros têm situação precária
DATA DA PUBLICAÇÃO 04/06/2013 | Saúde e Ciência
Região quer imunizar 154 mil crianças contra a pólio
Região quer imunizar 154 mil crianças contra a pólio Novidade deste ano é vacinação em crianças a partir de seis meses. Foto: Andris Bovo
Novidade deste ano é vacinação em crianças a partir de seis meses. Foto: Andris Bovo
No Estado, meta é vacinar 2,4 milhões de crianças entre seis meses e 5 anos

Aproximadamente 2,4 milhões de crianças devem ser imunizadas contra a polimielite (paralisia infantil) neste sábado (08/06), de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. O número equivale a 95% dos 2,5 milhões de crianças entre seis meses e 5 anos. No ABCD, a meta é imunizar 153,9 mil crianças.

De acordo com a secretaria, estarão disponíveis 11,2 mil pontos das 8h às 17h, incluindo as salas de vacina das rodoviárias Tietê e Barra Funda.

O estado não registra nenhum caso de paralisia infantil desde 1988, mas a vacinação é importante porque o vírus ainda circula em alguns países da África e da Ásia, de acordo com a secretaria. Os pais que levarem a carteira de vacinação dos filhos poderão atualizar doses de outra vacinas também.

As duas gotinhas na boca da criança são a única forma de prevenção da poliomielite. Os sintomas da doença são febre, mal-estar, dor de cabeça – podendo chegar à paralisia. Não há efeitos colaterais para a vacina.

Novidade - A novidade neste ano é a mudança da faixa etária abrangida pela campanha. Receberão as doses em gotas da vacina Sabin apenas as crianças maiores de seis meses. Além da vacina contra a poliomielite, os pais ou responsáveis que levarem a caderneta de vacinação de seus filhos em algum dos postos fixos poderão aproveitar para atualizar as doses de outros tipos de vacina que estejam em atraso.

São Paulo não registra nenhum caso de paralisia infantil desde 1988. No entanto, como o vírus da poliomielite ainda circula em países da África e da Ásia, é fundamental que todas as crianças menores de cinco anos sejam imunizadas.

“A vacina é a única forma eficaz de prevenção contra a paralisia infantil. São duas gotas que podem salvar vidas.”, afirma Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.

Causada pelo poliovírus selvagem, a poliomielite é caracterizada por febre, mal-estar, cefaleia e pode causar paralisia. A vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.