NOTÍCIA ANTERIOR
Frank Aguiar decide cargo político depois da diplomação como vice
PRÓXIMA NOTÍCIA
Assembléia debate nesta terça-feira fraude em urna eletrônica
DATA DA PUBLICAÇÃO 14/12/2008 | Política
Região pode ganhar com a Copa de 2014, diz ministro do Turismo
O Grande ABC deve aproveitar a oportunidade de crescer no setor do turismo com projetos voltados à Copa do Mundo no Brasil, em 2014. A avaliação é do ministro do Turismo, Luiz Barretto, que enxerga na região potencial para atrair turistas interessados em negócios e aventura. "O Grande ABC tem a chance de usufruir bastante, principalmente no que diz respeito à qualificação profissional", afirma.

Ele explica que, por estar inserido na região metropolitana, o Grande ABC pode usufruir da exploração turística da Capital, caso seja escolhida como uma das cidades que receberão os jogos. "Meio milhão de turistas circularão por todo Brasil durante a Copa e precisarão de hospedagem. Por isso, a região precisa desenvolver projetos para o evento", avisa.

As propostas devem ser enviadas ao ministério, que destinará verba para as cidades que tiverem as idéias aprovadas.

Segundo o ministro, a Copa do Mundo é a maior oportunidade do século para promover o País. "Em julho de 2010, o Brasil passa a ser o dono da bola para 2014. São 4 anos para trabalhar, com grande planejamento", afirma. Para isso, o ministro diz que a Pasta fechou convênio com a FGV (Fundação Getulio Vargas), que preparará 65 destinos por 20 estados. "Queremos alto padrão de qualidade. Vamos reproduzir esse estudo nos quatro anos. Vai gerar diagnóstico e plano de ação para os governos dos estados e prefeituras."

Ele também aposta no Plano de Mobilidade Urbana nas 12 regiões metropolitanas do País para o sucesso do receptivo na Copa. "A interligação de aeroportos, como o de Viracopos (Campinas-SP), Cumbica (São Paulo) e Galeão (RJ) por meio do trem bala é um avanço."

Investimentos - Ao avaliar o perfil do Grande ABC , Barretto afirma que a região emite turista de negócios para todo o Brasil. Por isso, pode se tornar receptivo, explorando a Vila de Paranapiacaba e a Represa Billings. "Mas antes precisa ter um centro de convenções. Temos conversado com prefeitos eleitos."

Ele informa que o ministério contratará, em janeiro, uma empresa para fazer estudo de viabilidade da obra em São Bernardo. "Até abril já teremos o estudo principal, com a capacidade do centro de convenção e a área na qual pode ser construído. Idéia é ter um centro de convenções e, depois, identificar outras viabilidades, como museu do automóvel, hotel-escola no Riacho Grande com convênio com Senac, caminho da Marquesa de Santos e pesca esportiva. A obra deve começar em 2009.

Por Juliana de Sordi Gattone - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.