NOTÍCIA ANTERIOR
Shopping ABC comemora Dia dos Namorados com sorteio de carro de luxo
PRÓXIMA NOTÍCIA
Feriadão tem quermesses e festas juninas
DATA DA PUBLICAÇÃO 06/06/2012 | Setecidades
Região pode ficar sem água potável em 2015
Região pode ficar sem água potável em 2015  Cidades deverão buscar outras alternativas. Foto: Luciano Vicioni
Cidades deverão buscar outras alternativas. Foto: Luciano Vicioni
Lançamento de esgotos, desmatamentos e assoreamentos são principais ameaças

O ABCD não tem o que comemorar nesta terça-feira (05/06), Dia Mundial do Meio Ambiente. Levantamento realizado pela Ana (Agência Nacional de Água) revela que a falta de preservação trará consequências graves para a Região. O estudo mostra que, até 2015, Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema deverão procurar novos mananciais para abastecimento público, uma vez que o braço Rio Grande, da represa Billings, será insuficiente para abastecer a Região.

De acordo com o último relatório de Impactos Ambientais da represa Billings, publicado pelo Proam (Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental), o manancial do ABCD já perdeu 22% da capacidade de armazenamento original, o que equivale a 286 milhões de metros cúbicos. O principal problema está nos frequentes assoreamentos do espelho d’água, de nascentes e rios que abastecem o manancial, somados aos desmatamentos e lançamentos de esgoto in natura na represa.

Para o advogado ambientalista Virgilio Alcides de Farias, a situação reflete o crescimento populacional e industrial, que requer a utilização cada vez maior de água, e o descaso político com o meio ambiente. “Ainda não olhamos para o futuro. Ao invés de recuperar, percebemos que os assoreamentos na Billings são frequentes. Temos de frear isso”, avaliou. Como resultado, o ABCD terá de procurar alternativas de abastecimento. “Provavelmente teremos de buscar água no Vale do Ribeira”, ressaltou.

Assoreamento
O exemplo mais recente de como as águas são maltratadas na Região está no manancial da represa. Após a passagem das obras do trecho Sul do Rodoanel e da Gasan 2 – gasoduto da Petrobras que cruza Santo André, São Bernardo, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra –, que resultaram em assoreamentos de nascentes, várzeas e do próprio espelho d’água da Billings, o último dano ambiental à represa foi constatado em uma várzea do rio Grande, um dos afluentes responsáveis pelo abastecimento da Billings.

O assoreamento fica na avenida Guilherme Pinto Monteiro, próximo à estação de trem, onde a empresa Preserva Engenharia realiza, desde 2 de maio, ampliação e recuperação estrutural de uma ponte. A Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) garante que a empresa não possui autorização para a intervenção e, por isso, realizará nos próximos dias uma vistoria no local.

“A obra agride o meio ambiente, mas é preciso fazer”, destacou um funcionário da construtora à reportagem do ABCD MAIOR. Para o ambientalista José Soares da Silva, a obra está alterando a várzea. “Estão aterrando a várzea de inundação do rio que na época de cheias se espraia justamente onde está sendo assoreado. A cidade que deveria ter mais cuidado com a água, por estar em área de proteção, é a que mais contamina”, desabafou.

Prefeitura diz ter autorização para a obra
A arquiteta e secretária-adjunta de Obras de Rio Grande da Serra, Melissa Duaik, garantiu que a Prefeitura possui autorização da Cetesb para realizar as intervenções. “A Cetesb me encaminhou um despacho que diz que a área está livre de licenças ambientais”, afirmou.

Melissa ainda explicou que a obra não está assoreando o rio, mas sim reforçando as cabeceiras para dar sustentação à ponte. “Não depositamos terra ali, apenas espalhamos o que já existia”, esclareceu.

Além de acabar com os congestionamentos, a secretaria ainda destacou que a obra ajudará a evitar acidentes. “Hoje veículos e pedestres dividem os 5 metros de largura da ponte. Depois das intervenções, serão 13 metros e os pedestres terão um espaço só deles”, comentou. A construção conta com o investimento de R$ 1,6 milhão do governo do Estado. A previsão é que a obra seja entregue em outubro deste ano.

Meio ambiente é tema de programação no ABCD
Pensando em conscientizar os moradores sobre o tema ambiental, as prefeituras do ABCD prepararam uma programação especial, neste mês, voltada ao meio ambiente. As atividades incluem mostra de cinema, pedalada ambiental, palestras, oficinas, plantio e apresentações teatrais.

Além do ciclo de palestras, promovidos pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), entre os dias 5 e 27, os moradores poderão refletir sobre o meio ambiente no Parque Natural do Pedroso, onde haverá atividade de percepção ambiental no dia 13.

Um dos diferenciais da programação de São Bernardo será a mostra Cine Ecologia, todas as sextas-feiras de junho, sempre às 20h, no auditório João Domingues Tavares, na rua Bauru, 21, Baeta Neves. Outro destaque é a 2ª Pedalada Ambiental, em 17 de junho.

Já em São Caetano, a agenda especial, voltada principalmente para os estudantes, será realizada no Parque Botânico e Escola de Ecologia Jânio Quadros, no Bairro Mauá. A programação também inclui várias oficinas que serão realizadas até o dia 17.

Em Diadema, o destaque serão as oficinas de Calçada Permeável Ecológica e Telhados Verdes, a serem realizadas nos dias 12 e 13, respectivamente, às 9h, no Paço Municipal. A lista completa de atividades está nos sites das prefeituras.

Por Claudia Mayara - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.