NOTÍCIA ANTERIOR
Empresa cria programa para que seus funcionários emagreçam
PRÓXIMA NOTÍCIA
Falta de substância deixa o organismo à mercê da gripe
DATA DA PUBLICAÇÃO 27/03/2012 | Saúde e Ciência
Região intensifica ações contra a dengue
Região intensifica ações contra a dengue  Ações para detectar focos do mosquito serão intensificadas. Foto: Luciano Vicioni
Ações para detectar focos do mosquito serão intensificadas. Foto: Luciano Vicioni
Agentes de zoonoses farão trabalho educativo junto à população e verificarão possíveis criadouros

A partir desta segunda-feira (26/03), municípios do ABCD fazem ações de combate à dengue durante a Semana Estadual de Mobilização Contra a Dengue, que ocorre até a próxima sexta-feira (30/03). O objetivo é alertar e sensibilizar a população sobre prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Em todo o Estado, 25 mil agentes de saúde estarão atuando em ações de combate a doença.

Em São Bernardo, serão intensificadas ações de vistoria em busca de criadouros do mosquito nos bairros que fazem fronteira com outros municípios; visitas casa a casa pelos agentes comunitários de saúde; inspeções nos pontos considerados estratégicos; e fiscalização nos pontos de grande movimentação de pessoas.

Agentes comunitários de saúde das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) atuarão em parceira com agentes do Centro de Controle de Zoonoses. Enquanto o primeiro grupo faz vistorias em imóveis em busca de criadouros, o segundo faz visitas regulares a locais estratégicos, tais como depósitos de sucata, borracharias, entre outros.

Assim que é confirmado um caso de dengue, as equipes de controle de vetores, com o apoio de agentes comunitários de saúde, fazem o bloqueio nas áreas próximas à moradia e ao local de trabalho da vítima em busca de focos do mosquito. Os médicos e enfermeiros de toda a rede pública de saúde passaram por treinamento para que as notificações compulsórias da doença cheguem mais completas e de forma mais ágil, permitindo maior eficácia nesse bloqueio.

Panfletagem - Agentes de Controles de Vetores de São Caetano farão trabalho de panfletagem e colocação de cartazes, em todas as escolas e clubes do município, tendo como público alvo munícipes de todas as idades.

As ações foram antecipadas em Mauá e as atividades foram iniciadas no último sábado (24/03), com a equipe de Controle da Dengue realizando um mutirão no Jardim Alto da Boa Vista, região do Jardim Zaíra. Ao final das vistorias, casa a casa, neste local, os 36 agentes seguiram para a Vila Mercedes.

Entre as atividades realizadas em Ribeirão Pires estão apresentações nas escolas municipais Sebastião Vayego de Carvalho e Abdala Chiedde (dias 26 e 28, respectivamente) apresentação de amostras do mosquito, maquetes, jogos educativos, entre outras, para conscientizar os alunos sobre a importância de prevenir a proliferação do mosquito e, consequentemente, os riscos de contrair a doença.

Agentes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) também farão na terça-feira (27/03) visita casa a casa nas principais ruas de Ouro Fino Paulista, para distribuir panfletos informativos, eliminar criadouros, coletar larvas e orientar os moradores. No dia 29, os agentes farão a mesma ação no Jardim Caçula.

Já no dia 30, as equipes do CCZ irão distribuir folhetos, além de orientar os moradores sobre as medidas preventivas, na área central da cidade.

Por Vladimir Ribeiro - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.