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DATA DA PUBLICAÇÃO 13/09/2008 | Economia
Região do ABC não vê melhoria no atendimento do INSS
Horas de espera e pouca solução: continua tudo igual no atendimento dos postos do INSS nas sete cidades do ABC. Embora o próprio instituto tenha divulgado uma queda de 59% no Tempo Médio de Espera para Atendimento (TMEA), comparando os dados de julho/2007 e julho/2008, os moradores da região continuam com as mesmas queixas.

A assessoria de imprensa informou que também houve melhora no tempo médio de concessão dos benefícios, passando de 74 dias para 34 dias, pois todos os postos do país passaram por uma reforma no sistema de atendimento. O ABC recebeu 14 novos funcionários que foram distribuídos entre as seis unidades de atendimento da região, depois de passarem 104 horas em treinamento.

“Eu não acredito nesses dados. Há menos de um mês fiquei cinco horas esperando para ser atendida. Continua o mesmo serviço de sempre e ainda acho que faltam funcionários”, desabafa a podóloga de Santo André, Emília Marques.

O INSS estabeleceu que o tempo em que o segurado deve permanecer com o servidor não pode ultrapassar uma hora no caso dos pedidos de aposentadoria, pecúlio, recurso, revisão, andamento de processos e Certidão de Tempo de Contribuição (CTC). Para os serviços de auxílio-reclusão e Simulação de Contagem de Tempo de Contribuição, não pode ultrapassar 30 minutos; e, para os pedidos de pensão, salário-maternidade e benefícios, a meta é atender em até 45 minutos.

Outro ponto questionado é a eficiência de serviços. "Não adianta atender mais rápido se ninguém resolve. Estou tentando marcar uma perícia há 40 dias e eles falam que estão com problema no sistema e que não podem resolver. Preciso de uma solução urgente e não tenho a quem recorrer”,critica a enfermeira de Mauá Rosilda Branco. “Uma hora e meia esperando é muito tempo desperdiçado, principalmente porque as coisas nunca se resolvem na hora”, reclama o motorista Luis Carlos da Silva.

A assessoria de imprensa não explica porque os prazos não são cumpridos, mas orienta que é importante que os segurados compareçam às unidades de atendimento com a documentação necessária para cada tipo de serviço. Para informar, a Previdência conta com o telefone 135 e o site www.previdencia.gov.br.

O horário de atendimento nos postos do ABC em Mauá e Ribeirão Pires é das 8h às 18h. Nas unidades de Santo André, São Caetano, São Bernardo e Diadema, o funcionamento é das 7h às 17h.

Por Mariana Maziero - Diário do Grande ABC
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