NOTÍCIA ANTERIOR
Natureza também tem vez
PRÓXIMA NOTÍCIA
Sabores do Nordeste
DATA DA PUBLICAÇÃO 20/07/2008 | Turismo
Refúgios de sossego e boa mesa
Tão numerosa quanto os atrativos turísticos é a quantidade de distritos pertencentes a Petrópolis. Embora tenham adormecido por um longo tempo à sombra da majestosa Cidade Imperial, muitos deles já começam a seguir carreira solo com a oferta de pousadas charmosas, vida noturna intensa e opções gastronômicas que fazem qualquer um abrir exceções à dieta.

Itaipava, por exemplo, concentra o maior número de bares, shoppings, restaurantes e estabelecimentos de hospedagem do município. Corrêas, por sua vez, destaca-se como alternativa de acesso ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Já Araras investe na fama de refúgio para casais, embora divida a primazia culinária com Itaipava. E lugares ainda mais distantes das construções imperiais, como as rurais Secretário, Pedro do Rio e Posse, atraem turistas em busca de sossego absoluto em meio à natureza.

Em comum os distritos apresentam as vias de acesso. Pela BR-040 ou pela estrada União-Indústria, que seguem paralelas, é possível atravessar Petrópolis e chegar a todos os recantos mais recônditos do município.

Passeios
Com base nas duas vias, agências de turismo locais deram origem a roteiros para os mais variados perfis de turistas. A chamada Rota 22, que liga Araras a Videiras, tem como carro-chefe os ateliês de arte e artesanato. Lojas de cerâmica, antiguidades, móveis, decoração e moda também fazem a festa dos viciados em compras.

Já o passeio pelo chamado Vale dos Gourmets, como o próprio nome indica, destaca a excelência das cozinhas de restaurantes em Itaipava, Corrêas, Nogueira e Araras.

E a 45 minutos do Centro de Petrópolis, o roteiro Caminhos do Brejal reúne propriedades com atividades artesanais, por onde passava o Presidente Getúlio Vargas em suas vindas à Fazenda do Cafundó, com opção de trilhas, cavalgadas e passeios de jipe pela veredas.

Para completar, visitas a fazendas para conferir as produções de verduras orgânicas, ervas finas, cogumelos, leite, queijos, café, licores, cachaça e flores, além das criações de ovelhas, trutas e escargots.

Por Heloísa Cestari - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.