NOTÍCIA ANTERIOR
Três pontos do ABC têm má qualidade do ar
PRÓXIMA NOTÍCIA
Sabina recebe mais dois pinguins
DATA DA PUBLICAÇÃO 09/02/2012 | Setecidades
Reforma pode ter sido causa de desabamento
Reforma pode ter sido causa de desabamento   Trabalhos dos bombeiros continuaram nesta terça-feira. Foto: Luciano Vicioni
Trabalhos dos bombeiros continuaram nesta terça-feira. Foto: Luciano Vicioni
Inquérito sobre o caso deve ficar pronto em até 90 dias

Uma reforma em um cômodo localizado na laje do prédio que desabou parcialmente na noite desta segunda-feira (06/02) em São Bernardo pode ter sido a causa do acidente. De acordo com o delegado titular do 1º DP (Distrito Policial), Victor Vasconcellos Lutti, foi feita uma vistoria durante a tarde desta terça-feira (07/02) e há sinais de que a obra não estaria sendo realizada de forma correta.

"Observamos muitas infiltrações no cômodo, que é uma área comum do prédio, onde guardavam-se entulhos, móveis, coisas de uso comum. Isto é apenas mais uma hipótese. O cômodo ficava bem próximo onde houve a fissura, cerca de dois metros, o que nos fará trabalhar com essa linha de investigação também."

A Polícia Civil de São Bernardo instaurou inquérito para apurar as causas do desmoronamento parcial do prédio comercial localizado na região central da cidade. O incidente deixou seis pessoas feridas, uma desaparecida e uma vítima fatal.

Explosão - De acordo com o delegado, a hipótese de explosão já foi descartada tanto pela polícia quanto pelos bombeiros. “Essa é uma linha de investigação que não devemos tomar, pois o que analisamos até o momento no local não mostra indícios de explosão”, salientou.

A possibilidade de uma caixa d'água ter provocado o desabamento também foi descartada pela polícia e Defesa Civil.

Na noite de segunda, a polícia ouviu três pessoas: o síndico do prédio, uma testemunha que foi preservada e uma vítima do desmoronamento. “Esse é um trabalho que deverá durar de 30 a 90 dias para ficar pronto, pois os bombeiros ainda trabalham na busca de uma vítima e não puderam liberar a área para que a perícia técnica possa entrar”, disse o delegado.

Plantas - Lutti afirmou que a polícia irá analisar as plantas originais do prédio para analisar se houve alguma mudança estrutural no edifício. “É uma construção antiga, que pode apresentar mudanças de paredes”, exemplificou. “Outro fator é a sobrecarga em um dos andares”, disse.

De acordo com o delegado, caso haja um responsável pelo desmoronamento, este responderá pelo crime de desabamento, previsto no Art. 256 do Código Penal. “Se for culposo, pode haver uma pena mais leve, no caso de doloso, uma pena mais severa”, afirmou.

* Com informações de Carol Scorce

Por Vladimir Ribeiro - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.