NOTÍCIA ANTERIOR
Sem força na oposição, PMDB se diz independente
PRÓXIMA NOTÍCIA
Governo Alckmin estuda dividir custeio do Nardini
DATA DA PUBLICAÇÃO 08/02/2013 | Cidade
Reforma administrativa de Mauá será dividida por Donisete Braga
A preocupação com quadro financeiro do Paço de Mauá impedirá o prefeito Donisete Braga (PT) fazer de imediato todas as mudanças desejadas no primeiro escalão. O Executivo dividirá a reforma administrativa em lotes, sendo que o primeiro projeto chegará na Câmara no fim do mês. O texto prevê a criação da Secretaria de Relações Institucionais e da Coordenação de Defesa Civil, além de alterações de nomenclaturas de outras duas Pastas.

Considerada a mudança mais estratégica para a administração municipal, a Secretaria de Relações Institucionais será a ‘menina dos olhos' do primeiro projeto de reforma administrativa. Por meio desse setor, a ser comandado pelo chefe de Gabinete, Rômulo Fernandes (PT), o governo petista pretende estreitar laços com a própria Câmara e os governos estadual e federal. Para evitar ônus financeiro, metade da equipe de trabalho da Secretaria de Governo atuará na nova Pasta.

Desde que assumiu o comando do Paço, Donisete enfatiza a dependência do município aos investimentos do governo federal, uma vez que a dívida da cidade chega a R$ 1,4 bilhão. O contexto fica mais crítico com a limitação orçamentária, a qual sofreu 30% de contingenciamento somado à herança de R$ 126 milhões de restos a pagar da gestão Oswaldo Dias (PT).

Outro setor a ser criado com status de secretaria é a Coordenação da Defesa Civil, perante a justificativa de facilitar as linhas de crédito do governo federal para prevenção de desastres naturais. Por outro lado, as mudanças de nomenclaturas atenderão mais aos conceitos das Pastas. A Secretaria de Administração passará a ser chamada de Administração e Modernização, sob a meta de buscar melhoria no sistema de atendimento do Paço e na infraestrutura para os servidores.

O segmento de Assistência Social deve mudar o nome para Ação e Cidadania. "Vamos alterar a nomenclatura, pois queremos tentar mudar o conceito da Assistência Social, que é um direito e não um favor. Se colocarmos o nome ‘cidadania', enfatiza que as ações dessa área são direito ao cidadão", disse.

O governo pretende fazer mais alterações no primeiro escalão ainda neste ano, podendo enviar outros projetos de reforma do secretariado. As mudanças que vão gerar gastos podem ficar para 2014, como a separação da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer para setores específicos de Esporte e Cultura.

Governo criará empresa para fiscalizar transporte

O prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), pretende criar ainda no primeiro semestre a Mauá Trans, que será a gestora do sistema de transporte coletivo no município. O chefe do Executivo afirma que a criação da autarquia melhorará a qualidade do serviço prestado e consequentemente fiscalizar o cumprimento do horário.

O projeto está em fase de elaboração por parte do Secretário de Mobilidade Urbana, Paulo Eugenio Pereira Júnior (PT), para ser encaminhado para a Câmara. "Queremos garantir a eficiência dos horários. Não podemos aceitar que os ônibus atrasem e transtornem a população", explicou o prefeito.

Donisete afirmou que adiantará a reformar o Terminal Rodoviário situado na região central da cidade, uma vez que a obra para integração da Estação Mauá da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) deve sair só em 2014.

Em compensação, o prefeito teve a garantia do presidente da CPTM, Mário Bandeira, que a Estação Guapituba receberá reforma ainda no segundo semestre.

Por Bruno Coelho - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.