NOTÍCIA ANTERIOR
Greve ''pipoca'' paralisa Fundição Tupy
PRÓXIMA NOTÍCIA
Crédito para renovar frota de ônibus está parado na Caixa
DATA DA PUBLICAÇÃO 02/08/2009 | Economia
Redução do IPI impulsiona autoescolas
A redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) concedida desde janeiro para alavancar as vendas de carros zero-quilômetro está beneficiando outros segmentos, como o de autoescolas, centros de formação de condutores e escolas de treinamento para pessoas que já possuem carteira de habilitação.

"Notamos em julho um aumento de cerca de 20% pela procura por aulas práticas pelos condutores habilitados, que não tinham veículos e que agora, com a maior facilidade para comprar carros, estão querendo voltar a dirigir", aponta o presidente do Sindicato das Auto Moto Escolas e Centros de Formação de Condutores do Estado de São Paulo, José Guedes Pereira.

De acordo com o Centro de Treinamento para Habilitados - Dirigindo Bem, que tem 14 unidades em São Paulo e uma no bairro de Rudge Ramos, em São Bernardo, houve um aumento na procura de 25% nos últimos meses por pessoas que já possuem carteira de habilitação e desejam frequentar o curso para perder o medo de dirigir ou apenas adquirir mais prática ao volante antes de sair guiando o carro novo.

"Antes da redução do IPI, tínhamos de dez a 15 alunos por mês; agora passamos a atender de 20 a 30 condutores mensalmente", comemora o proprietário da rede, Sandro Marcos de Oliveira.

Oliveira explica que a maioria dos motoristas que frequentam o centro de treinamento estão adquirindo carro novo. "Houve um aumento bem significativo de clientes que querem ter mais confiança para dirigir o carro zero que acabaram de comprar", comenta.

A advogada Maria Rita, 44 anos, é uma dessas pessoas e diz que os juros baixos e a redução do IPI contribuíram para que ela pudesse comprar um carro após 26 anos sem dirigir.

"Depois de muitas caronas, resolvi mudar a história e aproveitei a redução do IPI para me matricular em um centro de formação de condutores e comprar meu carro", explica.

Primeira vez - Apesar do aumento observado na procura pelas autoescolas e centros de formação de condutores por motoristas que já possuem carteira de habilitação, por conta da redução do IPI, o mesmo não aconteceu com quem pretende tirar a carteira pela primeira vez.

"Não houve aumento nas incrições para os cursos de formação de condutores; pelo contrário, houve queda de cerca de 10% na emissão de novas cartas, por causa da alteração da legislação ocorrida em janeiro que aumentou a carga horária das aulas e elevou o custo do curso", comenta Pereira, do sindicato.

Também crescem as renovações de carteira

Algumas autoescolas da região apontam que houve também, nos últimos meses, por conta do benefício de redução do IPI, um aumento da procura pela renovação da carteira de motorista.

"Notamos um crescimento de 15% de pessoas que querem renovar a habilitação antiga com mais de dez anos", observa o gerente do Centro de Formação de Condutores Boa Vista, em Ribeirão Pires, Cristiano Augusto Guimarães.

A Auto Escola Cinco Estrelas, em Diadema, também registrou um aumento da procura por motoristas que possuem carteiras de habilitação vencidas há anos, que pode estar ligado ao fato do aquecimento das vendas do setor automotivo.

"Aqui em nosso estabelecimento houve um aumento de aproximadamente 10% na procura pela renovação da carteira", comenta a atendente Alessandra Teixeira.

Por Emerson Coelho - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.