NOTÍCIA ANTERIOR
Anvisa publica proibição de venda de álcool líquido
PRÓXIMA NOTÍCIA
Imóveis no ABCD custam 20% menos que na Capital
DATA DA PUBLICAÇÃO 27/02/2013 | Economia
Redes varejistas apostam em marca própria nesta Páscoa
Redes varejistas apostam em marca própria nesta Páscoa O consumidor Dimas Ribeiro vai ao mercado com as netas e antecipa as compras de ovos de chocolate: 17 no total. Foto: Adonis Guerra
O consumidor Dimas Ribeiro vai ao mercado com as netas e antecipa as compras de ovos de chocolate: 17 no total. Foto: Adonis Guerra
Vendas devem aumentar em até 30% com estratégia de investir em público de baixa renda

Os supermercados apostam nos ovos de chocolate de marca própria neste ano para impulsionar as vendas. A expectativa é de aumento de até 30% nesta categoria em relação à data do ano passado. As redes investem no consumidor que é mais sensível ao preço, principalmente em função da renda, de acordo com economista.

“O objetivo de apostar nesse segmento é pegar o público com restrição de renda, que acaba sendo influenciado pelo preço do produto, que é mais em conta, e também o consumidor que está indo às compras”, afirma o economista Sandro Maskio.

Algumas redes vão investir na melhor exposição de seus produtos próprios para compensar a publicidade das grandes marcas de ovos de chocolate. O Extra e o Grupo Pão de Açúcar vão divulgar os ovos Qualitá, marca exclusiva do Grupo Pão de Açúcar.

A expectativa do supermercado é aumentar as vendas de ovos de chocolate em 7% se comparado ao mesmo período do ano passado.

“Em nossas pesquisas, percebemos que o cliente já conhece o valor da marca dos supermercados e a valoriza como uma escolha inteligente, em que pode ter um produto tão bom quanto às melhores marcas do mercado com o benefício de preços mais baixos”, revela Antônio Sá, diretor de marcas próprias do Walmart Brasil.

As expectativas de aumento de venda com marca própria vão desde os 3% da Coop (Cooperativa de Consumo) até os 30%, esperados pelo Walmart. Em relação aos produtos típicos do período, a Coop projeta um desempenho bastante positivo na venda. Para os peixes congelados, por exemplo, o crescimento deverá ficar em torno de 22%, o bacalhau 18% e os peixes enlatados, 20%.

De acordo com a Apas (Associação Paulista de Supermercados), para os produtos de Páscoa em geral, a previsão é crescer acima de 10% com relação ao mesmo período do ano passado.

Mesmo assim, o aposentado Antonio Carriel reclama e garante que realizou uma pesquisa de preço e verificou que no ano passado os chocolates estavam mais em conta. “Compro em média de 15 a 20 ovos por ano. Percebi que os preços subiram um pouco com relação a 2012”, afirma.

Ovos de chocolate temáticos têm apelo para o público infantil

Outra aposta no período são os ovos que têm grande apelo para o público infantil, em geral os temáticos, menores e com brinquedos. A exposição antecipada dos produtos nos supermercados também incentiva a compra.

O Carrefour conta com os produtos licenciados voltados ao público infantil, que serão comercializados com exclusividade pela rede. As Lojas Americanas também inova seu estoque e apresenta sortimento de chocolates, além de ovos infantis exclusivos com brinde.

Para a consumidora Eliana Moreira, o cliente que vai ao supermercado acompanhado dos filhos inicia mais cedo a compra dos chocolates. “Se o cliente vem com a criança, ela vai querer o produto e o pai não vai negar”, explica.

O síndico Dimas Ribeiro da Costa, acompanhado de duas netas, foi à Coop comprar frutas e acabou comprando os chocolates.

“Nós sempre compramos o que as crianças querem, como os ovos temáticos que vêm com brinde e acabam sendo os mais procurados por esse público. Tenho três filhos e três netos, compro por volta de 17 ovos todo o ano”, afirma.

A rede Carrefour encomendou cerca de 7,5 milhões de unidades de ovos de chocolate, que começam a chegar às lojas ainda em fevereiro. O sortimento selecionado conta com 240 tipos do produto de marcas como Nestlé, Lacta, Garoto, Arcor, Ferrero, entre outros.

No Walmart, serão mais de 350 tipos de ovos licenciados e 11 tipos de ovos da rede. O período de maior procura é na última quinzena que antecede a Páscoa.

Por Paola Cruvinel - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.