DATA DA PUBLICAÇÃO 27/02/2013 | Economia
Redes varejistas apostam em marca própria nesta Páscoa
O consumidor Dimas Ribeiro vai ao mercado com as netas e antecipa as compras de ovos de chocolate: 17 no total. Foto: Adonis Guerra
Vendas devem aumentar em até 30% com estratégia de investir em público de baixa renda
Os supermercados apostam nos ovos de chocolate de marca própria neste ano para impulsionar as vendas. A expectativa é de aumento de até 30% nesta categoria em relação à data do ano passado. As redes investem no consumidor que é mais sensível ao preço, principalmente em função da renda, de acordo com economista.
“O objetivo de apostar nesse segmento é pegar o público com restrição de renda, que acaba sendo influenciado pelo preço do produto, que é mais em conta, e também o consumidor que está indo às compras”, afirma o economista Sandro Maskio.
Algumas redes vão investir na melhor exposição de seus produtos próprios para compensar a publicidade das grandes marcas de ovos de chocolate. O Extra e o Grupo Pão de Açúcar vão divulgar os ovos Qualitá, marca exclusiva do Grupo Pão de Açúcar.
A expectativa do supermercado é aumentar as vendas de ovos de chocolate em 7% se comparado ao mesmo período do ano passado.
“Em nossas pesquisas, percebemos que o cliente já conhece o valor da marca dos supermercados e a valoriza como uma escolha inteligente, em que pode ter um produto tão bom quanto às melhores marcas do mercado com o benefício de preços mais baixos”, revela Antônio Sá, diretor de marcas próprias do Walmart Brasil.
As expectativas de aumento de venda com marca própria vão desde os 3% da Coop (Cooperativa de Consumo) até os 30%, esperados pelo Walmart. Em relação aos produtos típicos do período, a Coop projeta um desempenho bastante positivo na venda. Para os peixes congelados, por exemplo, o crescimento deverá ficar em torno de 22%, o bacalhau 18% e os peixes enlatados, 20%.
De acordo com a Apas (Associação Paulista de Supermercados), para os produtos de Páscoa em geral, a previsão é crescer acima de 10% com relação ao mesmo período do ano passado.
Mesmo assim, o aposentado Antonio Carriel reclama e garante que realizou uma pesquisa de preço e verificou que no ano passado os chocolates estavam mais em conta. “Compro em média de 15 a 20 ovos por ano. Percebi que os preços subiram um pouco com relação a 2012”, afirma.
Ovos de chocolate temáticos têm apelo para o público infantil
Outra aposta no período são os ovos que têm grande apelo para o público infantil, em geral os temáticos, menores e com brinquedos. A exposição antecipada dos produtos nos supermercados também incentiva a compra.
O Carrefour conta com os produtos licenciados voltados ao público infantil, que serão comercializados com exclusividade pela rede. As Lojas Americanas também inova seu estoque e apresenta sortimento de chocolates, além de ovos infantis exclusivos com brinde.
Para a consumidora Eliana Moreira, o cliente que vai ao supermercado acompanhado dos filhos inicia mais cedo a compra dos chocolates. “Se o cliente vem com a criança, ela vai querer o produto e o pai não vai negar”, explica.
O síndico Dimas Ribeiro da Costa, acompanhado de duas netas, foi à Coop comprar frutas e acabou comprando os chocolates.
“Nós sempre compramos o que as crianças querem, como os ovos temáticos que vêm com brinde e acabam sendo os mais procurados por esse público. Tenho três filhos e três netos, compro por volta de 17 ovos todo o ano”, afirma.
A rede Carrefour encomendou cerca de 7,5 milhões de unidades de ovos de chocolate, que começam a chegar às lojas ainda em fevereiro. O sortimento selecionado conta com 240 tipos do produto de marcas como Nestlé, Lacta, Garoto, Arcor, Ferrero, entre outros.
No Walmart, serão mais de 350 tipos de ovos licenciados e 11 tipos de ovos da rede. O período de maior procura é na última quinzena que antecede a Páscoa.
Os supermercados apostam nos ovos de chocolate de marca própria neste ano para impulsionar as vendas. A expectativa é de aumento de até 30% nesta categoria em relação à data do ano passado. As redes investem no consumidor que é mais sensível ao preço, principalmente em função da renda, de acordo com economista.
“O objetivo de apostar nesse segmento é pegar o público com restrição de renda, que acaba sendo influenciado pelo preço do produto, que é mais em conta, e também o consumidor que está indo às compras”, afirma o economista Sandro Maskio.
Algumas redes vão investir na melhor exposição de seus produtos próprios para compensar a publicidade das grandes marcas de ovos de chocolate. O Extra e o Grupo Pão de Açúcar vão divulgar os ovos Qualitá, marca exclusiva do Grupo Pão de Açúcar.
A expectativa do supermercado é aumentar as vendas de ovos de chocolate em 7% se comparado ao mesmo período do ano passado.
“Em nossas pesquisas, percebemos que o cliente já conhece o valor da marca dos supermercados e a valoriza como uma escolha inteligente, em que pode ter um produto tão bom quanto às melhores marcas do mercado com o benefício de preços mais baixos”, revela Antônio Sá, diretor de marcas próprias do Walmart Brasil.
As expectativas de aumento de venda com marca própria vão desde os 3% da Coop (Cooperativa de Consumo) até os 30%, esperados pelo Walmart. Em relação aos produtos típicos do período, a Coop projeta um desempenho bastante positivo na venda. Para os peixes congelados, por exemplo, o crescimento deverá ficar em torno de 22%, o bacalhau 18% e os peixes enlatados, 20%.
De acordo com a Apas (Associação Paulista de Supermercados), para os produtos de Páscoa em geral, a previsão é crescer acima de 10% com relação ao mesmo período do ano passado.
Mesmo assim, o aposentado Antonio Carriel reclama e garante que realizou uma pesquisa de preço e verificou que no ano passado os chocolates estavam mais em conta. “Compro em média de 15 a 20 ovos por ano. Percebi que os preços subiram um pouco com relação a 2012”, afirma.
Ovos de chocolate temáticos têm apelo para o público infantil
Outra aposta no período são os ovos que têm grande apelo para o público infantil, em geral os temáticos, menores e com brinquedos. A exposição antecipada dos produtos nos supermercados também incentiva a compra.
O Carrefour conta com os produtos licenciados voltados ao público infantil, que serão comercializados com exclusividade pela rede. As Lojas Americanas também inova seu estoque e apresenta sortimento de chocolates, além de ovos infantis exclusivos com brinde.
Para a consumidora Eliana Moreira, o cliente que vai ao supermercado acompanhado dos filhos inicia mais cedo a compra dos chocolates. “Se o cliente vem com a criança, ela vai querer o produto e o pai não vai negar”, explica.
O síndico Dimas Ribeiro da Costa, acompanhado de duas netas, foi à Coop comprar frutas e acabou comprando os chocolates.
“Nós sempre compramos o que as crianças querem, como os ovos temáticos que vêm com brinde e acabam sendo os mais procurados por esse público. Tenho três filhos e três netos, compro por volta de 17 ovos todo o ano”, afirma.
A rede Carrefour encomendou cerca de 7,5 milhões de unidades de ovos de chocolate, que começam a chegar às lojas ainda em fevereiro. O sortimento selecionado conta com 240 tipos do produto de marcas como Nestlé, Lacta, Garoto, Arcor, Ferrero, entre outros.
No Walmart, serão mais de 350 tipos de ovos licenciados e 11 tipos de ovos da rede. O período de maior procura é na última quinzena que antecede a Páscoa.
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