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DATA DA PUBLICAÇÃO 06/01/2014 | Tecnologia
Reclamações são registradas com um clique
Reclamações são registradas com um clique Foto: Claudinei Plaza/DGABC
Foto: Claudinei Plaza/DGABC
Se você mora no Grande ABC, ou circula por aqui, provavelmente já se deparou com um buraco de rua ou ponto de descarte irregular de lixo e sentiu vontade de reclamar, sem saber direito onde fazer isso. Muitas vezes, os serviços disponibilizados pelas administrações públicas são difíceis de serem acessados e passam longe da interatividade de um tablet ou smartphone.

Pensando nisso, em abril foi criado o aplicativo gratuito Cidade Legal, que tem exatamente esse objetivo: possibilitar o registro de denúncias como buracos de rua, acumulo de lixo, necessidade de poda de árvore ou capina de mato, em qualquer cidade do Brasil, inclusive nos sete municípios da região.

Até o fim de novembro, foram feitas 91 reclamações em quatro cidades do Grande ABC por meio do dispositivo, sendo 34 em São Bernardo, 37 em Santo André, 8 em São Caetano e 12 em Diadema. Já as prefeituras receberam 78.150 reclamações por meio de seus canais, exceto São Bernardo e Rio Grande da Serra, que não informaram os números (leia mais ao lado).

Os buracos lideram, mas há também denúncias sobre praças sujas, faixas de pedestres sem tinta, placas quebradas, postes apagados, entre outros. “Já fiz várias reclamações, principalmente a respeito de problemas com o asfalto, como é o caso da Rua Avanhandava, perto da minha casa”, diz o empresário andreense Filipe Godoy, 34 anos. Ele descobriu o aplicativo em notícia de site especializado em tecnologia e, desde então, busca registrar o que o desagrada na cidade onde mora. “Acho importante ter um canal no qual possamos reclamar. E mais importante seria a Prefeitura ter acesso aos dados e resolver os problemas relatados pela população.”

É isso que Alessandro Straccia, um dos criadores do aplicativo e nascido em Santo André, também deseja. Na região, foram realizadas reuniões em Mauá e, em breve, será feito encontro na cidade natal de Straccia para apresentação da parte de gerenciamento de informações do programa, destinada aos gestores públicos. “A ideia é que os administradores usem a ferramenta para arquivar e otimizar as demandas, que muitas vezes ficam espalhadas pelas secretarias, sem qualquer comunicação, embora possam estar relacionadas.”

A Prefeitura de Mauá confirmou o contato com a empresa e afirmou que aguarda análise jurídica em relação à aplicabilidade e viabilidade do sistema. Procurada pelo Diário, a Prefeitura de Santo André disse que fará vistoria na Rua Avanhandava para avaliar a reclamação sobre o buraco e tomar as medidas cabíveis em relação ao reparo.

INTERATIVIDADE

Segundo usuários, o aplicativo é interessante porque permite que, mesmo que você não seja morador, possa reclamar sobre qualquer cidade.

O publicitário Ricardo Andrés Nena Alvarado, 31, vive em São Bernardo, mas registrou também reclamações na Capital, onde trabalha e transita a maior parte do dia. “É uma ferramenta que não obriga o usuário a conhecer necessariamente como funciona o modelo de reclamação da sua cidade, mas trata-se sim de um modelo universal, que pode ser utilizado em qualquer lugar, inclusive fora do País.”

Straccia confirma e garante que o aplicativo é disponibilizado também em inglês para que moradores do mundo todo possam registrar suas insatisfações com poucos cliques.

Região tem 78 mil solicitações em 2013

Os diversos canais para registro de reclamações das prefeituras do Grande ABC reuniram, até novembro, 78.150 solicitações e reclamações. Os pedidos vão desde remoção e poda de árvores, capina e manutenção de vias públicas até denúncias relacionadas a barulho e fechamento de bares funcionando fora do horário permitido. Apenas São Bernardo e Rio Grande da Serra não informaram os números.

Santo André dispõe do SIA (Sistema Integrado de Atendimento), que possibilita ao cidadão acesso aos principais serviços oferecidos pela Prefeitura. Até novembro de 2013 foram 46.526 solicitações, sendo que os principais canais foram a internet (6.004) e o telefone (26.522). Destas, 83% foram solucionadas. O SIA pode ser acessado no site da Prefeitura, no Portal de Serviços ao Cidadão, ou pelos telefones 0800 019 19 44 ou 156.

Diadema tem diversos canais, mas o principal deles é o Fale Conosco do site da Prefeitura, que recebeu cerca de 7.000 e-mails no ano passado, com resolução média de 60% dos casos.

Em Ribeirão Pires, os serviços devem ser solicitados diretamente às secretarias. Porém, caso não sejam resolvidos, pode ser feito registro na Ouvidoria pessoalmente (Rua Miguel Prisco, 288) ou pelo telefone 156. Em 2013 foram feitos 1.100 atendimentos.

Em São Caetano o canal também é a Ouvidoria, que pode ser acessada no site www.saocaetanodosul.sp.gov.br/ouvidoria, no telefone 0800 757 9595 ou mesmo pessoalmente (Avenida Goiás, 600 - 5º andar). Em 2013 foram registradas 2.724 manifestações.

Já em Mauá o principal meio de denúncia é o telefone 156, que recebeu 20.800 reclamações no ano passado, com resolução de, em média, 60% dos casos.

Por Camila Galvez - Diário do Grande ABC
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