NOTÍCIA ANTERIOR
Prefeitura de Mauá restabelece iluminação em trecho da Avenida dos Estados
PRÓXIMA NOTÍCIA
Projeto piloto de coleta seletiva começa pelo Jardim Guapituba
DATA DA PUBLICAÇÃO 18/08/2013 | Cidade
''Recicla, minha gente'', aconselha D. Celina, moradora do Jardim Guapituba
''Recicla, minha gente'', aconselha D. Celina, moradora do Jardim Guapituba O trabalho será levado para outros locais até se expandir para toda a cidade. Foto: Evandro Oliveira/PM
O trabalho será levado para outros locais até se expandir para toda a cidade. Foto: Evandro Oliveira/PM
Catadores e servidores da Prefeitura visitam famílias para explicar processo de coleta e reciclagem de resíduos em Mauá

Durante esta sexta-feira (16/8), catadores de resíduos recicláveis e servidores da Secretaria de Meio Ambiente visitaram moradores do Jardim Guapituba, explicando sobre separação, triagem e destinação dos materiais coletados na cidade. A expectativa é aumentar o volume encaminhado para a Central de Triagem de Resíduos, localizada no bairro Capuava, à Rua Pedro Luiz Coppini, 113 e sua posterior comercialização. Atualmente a cidade recicla apenas 1% dos resíduos coletados.

“Eu sempre falo para as minhas amigas: recicla, minha gente!”, diz a dona de casa, Celina Mastromano, enquanto conversa com a catadora Ana Maria da Silva de Oliveira e a educadora Débora Kuschiner. Há anos ela separa vidro, plástico, metal e papel para que sejam levados pelo caminhão da coleta seletiva, que nem sempre passava.

A partir de agora a coleta será feita pelos catadores nas quartas-feiras pela manhã. Celina defende que “é uma gotinha no mar. O trabalho de vocês não será em vão. Acho tão fácil separar o lixo do que é reciclável.” Vários moradores do bairro declararam já separar o material que pode ser reciclado.

Celina e outros 40 vizinhos foram informados que o material coletado é levado para a Central de Triagem, onde também está sediada a Cooperativa de Catadores de Mauá (Coopercata). Ali, a equipe se reúne para o trabalho, separando os recicláveis e preparando-os para serem comprados por indústrias de transformação. No local, eles também participam das capacitações profissionais realizadas pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente, como forma de potencializar o resultado deste trabalho, como aconteceu para a atividade no Jardim Guapituba.

“Acredito que com este trabalho de sensibilização com os moradores, vamos aumentar a nossa remuneração. Quanto mais coletar e vender melhor para todos”, raciocina Ana Maria.
Segundo a secretária de Meio Ambiente, Tânia Vieira, o trabalho será levado para outros locais até se expandir para toda a cidade. “a meta da Prefeitura é reciclar até 2015, 8% das 250 toneladas de resíduos geradas por dia pela população de Mauá”, explica Tânia.

O projeto implantado pela Secretaria de Meio Ambiente, de promover a destinação correta aos materiais recicláveis é previsto no Plano Municipal de Resíduos Sólidos, oficializado no lançamento da Campanha do Programa Nossa Mauá, Cidade Limpa, em 15 de março de 2013, por meio da assinatura do decreto municipal nº 7796.

Por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.