DATA DA PUBLICAÇÃO 16/08/2017 | Veículos
Recall do Jeep Compass no Brasil tem conserto só 10 meses depois do anúncio
Proprietários de 2,7 mil unidades do Jeep Compass foram avisados de problema em outubro de 2016, mas o reparo só começará em 16 de agosto.
A Fiat Chrysler Brasil (FCA) informou nesta segunda-feira (14) que 2.751 proprietários de Jeep Compass, ano/modelo 2010, 2012, 2013 e 2014, chamados para recall em outubro de 2016 finalmente podem agendar o reparo.
Desde a divulgação do problema que afeta a abertura do airbag e o tensionamento do cinto de segurança, foram 10 meses em que os veículos rodaram com maior risco de ferimentos para os passageiros.
CHASSIS ENVOLVIDOS
Jeep Compass 2010, 2012, 2013, 2014
De 1C4NJCAA5DD177721 a 1C4NJCAA0ED927530
Segundo a FCA, o defeito está em um tipo de sistema de retenção do cinto de segurança e um tipo específico de sensor dianteiro que pode falhar ao detectar a necessidade de tensionar o cinto e acionar o airbag, que pode não abrir em caso de acidente.
A substituição gratuita do módulo de controle deve levar cerca de 30 minutos e será feita a partir de 16 de agosto. O serviço deve ser agendado em uma concessionária Jeep.
Importância do recall
Não existe recall por defeito que não seja sério. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o chamado deve ser feito quando houver um defeito de fabricação que coloque em risco a vida do usuário.
Uma vez anunciado o recall, não existe limite de data para fazê-lo. O que pode ocorrer é a montadora determinar uma data de início do atendimento, e não uma para o fim.
Qualquer problema como demora no agendamento, lentidão no reparo e mau atendimento deve ser denunciado no Procon local. Os consertos devem ser totalmente gratuitos.
A Fiat Chrysler Brasil (FCA) informou nesta segunda-feira (14) que 2.751 proprietários de Jeep Compass, ano/modelo 2010, 2012, 2013 e 2014, chamados para recall em outubro de 2016 finalmente podem agendar o reparo.
Desde a divulgação do problema que afeta a abertura do airbag e o tensionamento do cinto de segurança, foram 10 meses em que os veículos rodaram com maior risco de ferimentos para os passageiros.
CHASSIS ENVOLVIDOS
Jeep Compass 2010, 2012, 2013, 2014
De 1C4NJCAA5DD177721 a 1C4NJCAA0ED927530
Segundo a FCA, o defeito está em um tipo de sistema de retenção do cinto de segurança e um tipo específico de sensor dianteiro que pode falhar ao detectar a necessidade de tensionar o cinto e acionar o airbag, que pode não abrir em caso de acidente.
A substituição gratuita do módulo de controle deve levar cerca de 30 minutos e será feita a partir de 16 de agosto. O serviço deve ser agendado em uma concessionária Jeep.
Importância do recall
Não existe recall por defeito que não seja sério. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o chamado deve ser feito quando houver um defeito de fabricação que coloque em risco a vida do usuário.
Uma vez anunciado o recall, não existe limite de data para fazê-lo. O que pode ocorrer é a montadora determinar uma data de início do atendimento, e não uma para o fim.
Qualquer problema como demora no agendamento, lentidão no reparo e mau atendimento deve ser denunciado no Procon local. Os consertos devem ser totalmente gratuitos.
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