NOTÍCIA ANTERIOR
Austríaco é suspeito de manter filha presa em porão por mais de 20 anos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Milionário japonês doa fortuna aos funcionários
DATA DA PUBLICAÇÃO 29/04/2008 | Internacional
Rebelde que planejou atentado contra Ramos Horta se entrega
O líder rebelde timorense que em fevereiro executou um atentado contra o presidente de Timor Leste, José Ramos Horta, que ficou à beira da morte, se entregou nesta terça-feira ao próprio presidente durante uma cerimônia considerada histórica.

O tenente Gastão Salsinha, homem mais procurado do país depois dos atentados de 11 de fevereiro contra o primeiro-ministro, Xanana Gusmão, que escapou ileso, e Ramos Horta, que ficou gravemente ferido e permaneceu hospitalizado dois meses na Austrália, entregou as armas no palácio presidencial de Dili.

Salsinha apareceu ao lado de 11 simpatizantes, todos uniformizados e com fuzis descarregados, que entregaram a um militar, diante do olhar de Ramos Horta.

Também estavam presentes o vice-premier, José Luis Guterres, o presidente do Parlamento, Fernando "Lasama" de Araújo, e o representante da ONU (Organização das Nações Unidas), Atul Khare. O único ausente foi o primeiro-ministro, atualmente em visita à Indonésia.

Ramos Horta, prêmio Nobel da Paz, disse que perdoava o ex-militar por ter atentado contra sua vida e afirmou estar satisfeito com a rendição, que levará o rebelde a enfrentar os tribunais.

"Como ser humano, como cristão, o perdôo, mas como presidente, como cidadão, terá que enfrentar a justiça", afirmou Ramos Horta ao expressar a esperança de que a rendição estabeleça um marco na curta, mas violenta, história de Timor Leste.

O país se tornou independente da Indonésia em 2002.

Por Diário Online - AFP
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.