NOTÍCIA ANTERIOR
Temer garantiu apoio de 2/3 da base
PRÓXIMA NOTÍCIA
Região pode garantir até R$ 8 milhões com ações voltadas ao turismo
DATA DA PUBLICAÇÃO 04/08/2017 | Política
Rautenberg cogita renunciar ao cargo e abandonar a política
Rautenberg cogita renunciar ao cargo e abandonar a política Foto: Nario Barbosa/DGABC
Foto: Nario Barbosa/DGABC
Vereador mais votado do Grande ABC na eleição de 2016, com 7.863 votos, Roberto Rautenberg (PRB) cogita se afastar da Câmara de Santo André e abandonar a política.

Segundo o Diário apurou, o sucesso da rede de academias esportivas e a quantidade de compromissos profissionais relacionados ao negócio, além do fato de ter sido pai recentemente, influenciaram na decisão do parlamentar. O conjunto de estabelecimentos administrados pelo vereador possui 20 unidades em todo o Brasil.

Oficialmente, o republicano admite que pode pedir licença do cargo pelo período de 30 dias. “Estou amadurecendo a ideia de me afastar para resolver problemas particulares”, afirmou.

No entanto, nos bastidores da política andreense comenta-se que, após o período de afastamento, o político poderia anunciar a renúncia do cargo, que seria ocupado pelo vereador Jorge Kina (PSB). Atualmente, o socialista ocupa a cadeira de Ronaldo de Castro (PRB), afastado até o dia 15 por conta de cirurgia no tornozelo.

Outro ponto que está no horizonte de Rautenberg é a possibilidade de lançar seu irmão, Ricardo, como possível candidato no ano que vem, na tentativa de capitalizar os votos – a meta inicial é apostar em Ricardo como postulante à vereança em 2020, possivelmente pelo PSDB.

HISTÓRICO
No pleito de 2016, Rautenberg foi o vereador mais votado de Santo André e teve seu nome cogitado até os últimos dias antes do registro como possível candidato a vice-prefeito nas chapas dos ex-chefes do Executivo Carlos Grana (PT) e Aidan Ravin (PSB), além de ter sido sondado, também como vice, na chapa do ex-prefeiturável Raimundo Salles (sem partido).

Tendo como principal bandeira política a proteção dos animais – seu nome nas urnas é Rautenberg Protetor –, o político candidatou-se pela primeira vez em 2012, pelo PTB, e foi eleito vereador com 4.628 votos.

Em 2014, Rautenberg concorreu a uma cadeira na Câmara Federal, ainda pelo PTB, e obteve 42.017 votos, ficando como terceiro suplente do partido. Em março de 2016, o vereador filiou-se ao PRB e chegou a ser pré-candidato ao Paço andreense. No entanto, a sigla preferiu apoiar o projeto do ex-prefeito Aidan Ravin, que terminou a eleição na terceira posição.

A passagem de Rautenberg na Câmara é marcada por polêmicas como discussões com outros parlamentares – em 2017, teve intensos debates com o presidente da Câmara, Almir Cicote (PSB).

Além disso, desde o início da gestão do prefeito Paulo Serra (PSDB) a bancada do PRB, formada por Rautenberg e Ronaldo de Castro, anunciou posicionamento de independência no Legislativo andreense.

Por Humberto Domiciano - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.