NOTÍCIA ANTERIOR
Trio de estelionatários é detido no Centro de Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Bancada do PSB promete linha dura com prefeito de Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 14/07/2009 | Cidade
Radares voltam a funcionar após quase dois anos em Mauá
Desde ontem estão em operação em Mauá, 20 novos radares para a fiscalização do trânsito na cidade. A cidade volta a ter equipamentos após quase dois anos, depois de a Justiça ter barrado o processo de licitação.

A empreiteira responsável pelo serviço, a Consladel, foi escolhida após licitação concluída em maio. A empresa vai receber, segundo explicou o secretário de Mobilidade Urbana do município, Renato Moreira, um valor fixo para operar os equipamentos.

Segundo Moreira, a ausência da fiscalização no trânsito causou aumento das mortes na cidade. "Quando deixamos a cidade em dezembro de 2004, fechamos aquele ano com 13 mortes no trânsito, um ano depois esse número saltou para 47. Naquela época tínhamos alcançado o índice de 1,8 mortes no trânsito para cada 10 mil veículos, o que é um índice aceito internacionalmente.

Agora precisamos retomar isso e estamos atuando em três frentes: na engenharia de tráfego, que significa alterações na sinalização e melhoria das vias; o esforço legal, que é a fiscalização da aplicação das leis de trânsito; e na educação do trânsito".

Pesquisas realizadas pela Prefeitura de Mauá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, mostram que é crescente o número de acidentes de trânsito causados por excesso de velocidade e avanço de faróis vermelhos. Em janeiro deste ano, foram registrados 12 atropelamentos, subindo para 35 em maio. Foram contabilizadas, desde o início do ano, um total de 1.628 acidentes de trânsito, sendo 1.092 sem vítimas, além de 164 atropelamentos.

O início das operações dos equipamentos que flagram ultrapassagem de farol vermelho começou na última sexta-feira e ontem passaram a funcionar também os equipamentos que flagram ultrapassagem de semáforos em vermelho, e barreira ou lombada eletrônica. Dez monitores fazem o trabalho de orientação de pedestres, principalmente estudantes, a atravessar vias com mais segurança. Atenção especial será dada à circulação nas ruas da área central da cidade, pontos considerados críticos. Nas próximas semanas, mais 22 monitores da Secretaria de Mobilidade Urbana estarão reforçando a fiscalização e a orientação à população.

"Vamos encaminhar para os pais, através dos alunos, um questionário, onde eles vão nos informar quais os pontos que eles avaliam que precisam ser melhorados, no trajeto entre a casa e a escola. Esse trabalho quando tabulado vai nos ajudar muito", comentou Moreira.

Mauá tem hoje a terceira frota da região do ABC com aproximadamente 140 mil veículos licenciados, além de outros 50 mil, considerados flutuantes, que atravessam a cidade diariamente, e registrados em Rio Grande da Serra e em Ribeirão Pires.

Outra idéia é retomar, em setembro, em comemoração à Semana Nacional de Trânsito, a Gincana de Trânsito (Gincatrans). As duas edições já realizadas ocorreram nas gestões anteriores do prefeito Oswaldo Dias. O evento ocorrerá durante todo um dia, a ser definido, em que alunos do ensino médio competirão em tarefas relacionadas à educação no trânsito.

Também no segundo semestre, a Administração prevê o início das operações do projeto web-aula, onde cada morador, especialmente o jovem, poderá obter informações sobre direção defensiva, comportamento seguro no trânsito e primeiros socorros, entre outros. "Vamos disponibilizar diversas horas de treinamento para os motoristas. Esperamos que isso esteja em funcionamento em agosto", disse o secretário.

Ainda de acordo com Moreira, a prefeitura prevê um aumento no tráfego da cidade com a abertura das pistas do Rodoanel, que terá uma saída no município. "Pleiteamos o prolongamento da avenida dos Estados, isso vai aliviar bastante o tráfego. Com um novo concurso público vamos precisar mais entre 40 e 45% o nosso número de fiscais, mas se o estado aceitar a nossa proposta, podemos rever isso para mais 15% a 20%". A secretaria de Mobilidade Urbana também prevê aumentar o número de viaturas e também a compra de um guincho para a remoção de veículos pesados.

Por George Garcia - Diário Regional
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.