NOTÍCIA ANTERIOR
Robin Williams é hospitalizado por problemas cardiacos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Amy Winehouse é indiciada por agredir mulher
DATA DA PUBLICAÇÃO 06/03/2009 | Cultura
''Quem Quer Ser um Milionário?'' chega ao Brasil
Acredite em tudo o que você ler de positivo ou ouvir da boca de alguém que já viu "Quem Quer Ser um Milionário?". É difícil não se apaixonar pelo filme de Danny Boyle, que estreia nesta sexta-feira nos cinemas do Grande ABC e de São Paulo. Grande vencedor do Oscar 2009, com oito estatuetas - incluindo melhor filme e diretor -, o longa traz uma história universal, que encanta a qualquer um.

Boyle se destacou na década passada com filmes como "Cova Rasa" (1995) e "Trainspotting - Sem Limites" (1996), que ganharam status de ‘cult''. Depois, dirigiu alguns longas medianos, como "A Praia" (2000) e "Extermínio" (2002). Quando menos se esperava, chegou com o independente "Slumdog Millionaire" (título original em inglês, algo como ‘cão da favela milionário''), que quase não foi lançado nos cinemas por um problema com seu estúdio, que veio a fechar depois.

Com um orçamento de US$ 15 milhões, bastante modesto se comparado aos US$ 150 milhões de "O Curioso Caso de Benjamin Button", seu principal concorrente no Oscar, Boyle fez um conto de fadas moderno na Mumbai dos dias atuais, uma metrópole em crescimento que lembra em vários aspectos capitais brasileiras como Rio de Janeiro e São Paulo.

Aliás, apesar de o diretor rejeitar as comparações com "Cidade de Deus" (2002), de Fernando Meirelles, os dois filmes realmente têm histórias muito parecidas, vide a cena da galinha correndo na favela, presente em ambas as produções. Mas talvez isso ocorra porque os longas mostram a realidade comum a países subdesenvolvidos como Brasil e Índia.

Baseado no romance "Q & A", de Vikas Swarup, o filme conta a vida de Jamal Malik (Dev Patel), um jovem que é selecionado para participar da versão indiana do programa "Show do Milhão". Criado em uma favela de Mumbai, ele trabalha servindo chá em uma empresa de telemarketing.

Surpreendentemente, Jamal acerta todas as perguntas feitas pelo apresentador Prem Kumar (Anil Kapoor, famoso ator de Bollywood), chegando à questão final, que pode lhe garantir 20 milhões de rúpias. No entanto, o jovem é levado pela polícia, sob suspeita de fraude.

Para provar que não trapaceou, Jamal começa a contar sua história, associando as respostas do programa a fatos que aconteceram em sua vida, como a infância pobre na favela. Lá, ele vivia em meio à insalubridade com mãe e o irmão, Salim.

Após perderem a mãe em uma revolta religiosa, os dois meninos passam a morar nas ruas. Salim se vira como pode, sem se apegar muito a valores morais, enquanto Jamal é do tipo mais certinho.

Nesse cenário, eles conhecem a também órfã Latika (a atriz Freida Pinto na versão adulta da personagem), que se tornará o grande amor de Jamal. A partir daí, o público passa a acompanhar a trajetória dos três, que se cruza até o momento da fatídica participação do protagonista no programa de TV.

Por Carla Navarrete - Diário Online
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Cultura
25/09/2018 | Encontro com o passado
21/09/2018 | ''Sou muito feminino, isso é uma grande qualidade'', diz Chay Suede a Pedro Bial
20/09/2018 | Avril Lavigne lança Head Above Water, música sobre a doença a qual sofre
As mais lidas de Cultura
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.