NOTÍCIA ANTERIOR
Escola colaborativa pratica modelos novos de educação infantil e gestão
PRÓXIMA NOTÍCIA
Estudantes se revoltam, derrubam portões e invadem Anhanguera
DATA DA PUBLICAÇÃO 07/11/2014 | Educação
Quase 9 milhões de estudantes participam da maratona do Enem
Provas da edição 2014 serão neste sábado e domingo em todo o País; nota é utilizada por instituições de ensino públicas e privadas

A edição de 2014 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) acontece neste sábado (08/11) e domingo (09/11) com a participação de 8,7 milhões de candidatos em todo o País. A nota da prova é utilizada como forma de ingresso em diversas instituições públicas e privadas por meio de iniciativas federais como Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e ProUni (Programa Universidade para Todos).

Desde agosto deste ano, a estudante Vanessa Alves de Melo, 23 anos, frequenta as aulas preparatórias oferecidas pela Escola Livre para Formação Integral Dona Lindu, na sede de Diadema do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em parceria com o cursinho da Poli. Neste fim de semana fará a prova pela terceira vez. Em 2011 e 2012 participou como treineira.

“Estou tentando vaga na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), no campus de Diadema, para o curso noturno de engenharia química”, afirmou a candidata, que tentará ainda uma vaga no mesmo curso em instituição particular, onde disputará uma bolsa pelo ProUni. Vanessa aproveitou os últimos dias para rever resumos e redações que obtiveram nota máxima nas últimas edições do exame.

Composto por questões objetivas de múltipla escolha, o Enem é dividido por temas. No sábado, o candidato terá quatro horas e meia para responder perguntas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Já no domingo, serão cinco horas e meia para Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.

O professor Leonardo José Steil é coordenador da Escola Preparatória da UFABC (Universidade Federal do ABC), que prepara estudantes provenientes da rede pública para o Enem, e ressalta que organizar o tempo de prova é fundamental para o bom desempenho.

“O Enem não é uma prova, é uma maratona, exige muito do candidato porque são dois dias de intensa atividade. Tem que tomar cuidado para não perder muito tempo em uma única questão, é melhor dar prioridade para as que ele sabe”, aconselhou.

Correção - O educador lembra ainda que a correção da prova objetiva é diferenciada, o que impossibilita calcular a nota final levando em consideração apenas o número de erros e acertos. Isso porque, com a metodologia TRI (Teoria de Resposta ao Item), uma questão será considerada fácil se tiver grande número de acertos dos participantes, enquanto uma pergunta com alto índice de erros poderá render mais pontos.

“A avaliação procura ver se o candidato está acertando porque conhece o assunto ou porque chutou. Por isso, às vezes dois candidatos que tiveram o mesmo número de acertos podem ter pontuações diferentes”, explicou.

O gabarito das provas objetivas será divulgado na página do Inep (http://portal.inep.gov.br/enem) até 12 de novembro. Já a data para acesso ao resultado individual ainda não foi divulgada.

Por Rosângela Dias - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.